Utilizadas como instrumentos pedagógicos, as brincadeiras são métodos naturais para que as crianças construam conhecimentos. Por isso, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o Colégio Notre Dame Brasília prioriza o desenvolvimento de atividades lúdicas, em que a cultura e a linguagem infantis são valorizadas.
O “sussurrofone” – um brinquedo pedagógico feito de PVC, que reproduz a forma de um telefone – favoreceu, por exemplo, que os educandos do 1º Ano e 2º ano aprimorassem a consciência fonológica, a pronúncia das palavras e a fluência na leitura de textos, além da compreensão do conteúdo lido.
Afinal, o seu uso, como explica a educadora Viviane Lino, permite a captação individual da voz do educando, a amplificação e o retorno do som para quem o está utilizando. “Assim, cada criança consegue escutar a própria voz com nitidez e perceber se a pronúncia está correta ou não”, comenta. Dessa maneira, conclui a coordenadora pedagógica, Priscilla Machado, o brinquedo possibilita a ampliação das possibilidades de leitura e escrita.