Estimular a formação de leitores aptos a decodificar variados gêneros textuais, em diferentes suportes, habilitando-os, também, para a escrita. É com o intuito de conduzir os estudantes do Colégio Notre Dame Brasília ao universo das letras em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que o Projeto de Leitura deste ano letivo trará gêneros textuais e escritores que abordem em suas obras temas como: fome, ética, justiça, respeito, responsabilidade, amizade, honestidade, solidariedade, amor, confiança, compreensão e paz.
Imprimido afetividade na escrita, o autor Alexandre Parente foi convidado a integrar a programação do projeto e a socializar suas obras literárias com os educandos. Para tanto, ao serem convidados a partilhar a história do livro “Paz e Bem com Francisco”, eles refletiram sobre a narrativa inspirada na oração de Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. Debaixo de uma árvore frondosa, à medida que as crianças eram estimulada à leitura e aprofundavam saberes para a vida, também vivenciavam a presença do autor junto da participação lúdica do mascote Chiquinho, personagem da obra.
Foi por meio desta iniciativa do educandário que, os estudantes do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de bater um papo literário com o escritor Eraldo Miranda. Autor de obras infantis e juvenis, como “O chafariz da cidade feliz” e “As aventuras de Pedro Malasartes”, ele falou sobre a sua dedicação à literatura, despertando a curiosidade dos educandos, a fim de capacitá-los para imergir nos universos narrativos durante a atividade.
Revelado em sonho, o futuro ultrapassou a própria vida da figura cultuada cuja infância é contada nas páginas do livro infantil “Julinha: A Menina Girassol”, de Tânia Veiga Judar. A obra inspirada em Júlia Billiart foi narrada aos presentes e tocou os sentidos dos estudantes, convidados a conhecer o altruísmo da Santa que, proclamando a bondade de Deus e Seu amor providente, fundou a Congregação das Irmãs de Notre Dame em 1804. O momento de leitura com as crianças também elucidou os princípios que norteiam o fazer pedagógico da Rede de Educação, de educar com Bondade e Firmeza.
A iniciativa do Projeto de Leitura é desenvolvida nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação, com o objetivo de formar leitores capacitados à compreensão de textos diversos e à recepção de escritores com habilidade para expressarem-se em múltiplas linguagens, permitindo a abordagem de diversos assuntos que perpassam o universo do público escolar e colaboram para a formação integral dos estudantes. Momentos como esses permitem aos matriculados o avivar da criatividade, da curiosidade, da imaginação – fatores imprescindíveis para os processos de ensino e de aprendizagem.