A fim de assegurar aos educandos uma construção significativa de saberes, o Colégio Notre Dame Brasília busca integrar as mais diversas áreas do conhecimento, oportunizando que as crianças e os adolescentes ampliem o seu repertório cultural e aprimorem aprendizados, enquanto expandem suas vivências para além da sala de aula.
Por isso, como evidencia a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Priscilla Pinheiro, a multidisciplinaridade perpassa, majoritariamente, as Atividades Diversificadas que, englobadas no sistema de avaliação do educandário, pressupõem a experiência do saber. “São tarefas prazerosas e capazes de propiciar o aprofundamento da aprendizagem construída em aula”, explica.
“Inspiradas nos campos de experiência compreendidos na Base Nacional Comum Curricular, elas congregam novos e velhos conhecimentos, objetivando, ainda, o desenvolvimento de competências socioemocionais”, prossegue Priscilla.
Foi no âmbito das Atividades Diversificadas, aliás, que os estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental foram desafiados a classificar e representar os dados coletados junto à plataforma Árvore, por meio de tabelas e gráficos que evidenciariam quantos são leitores matriculados na sua etapa de ensino.
Os educandos que integram as turmas do 5° Ano, por sua vez, deveriam tecer comentários sobre reportagens e obras literárias, apropriando-se da linguagem audiovisual. Desse modo, mais que revisitar saberes construídos em aulas de Língua Portuguesa, História e Geografia, eles exercitariam as habilidades de comunicação verbal e não verbal.
“O Colégio se tornou um laboratório de aprendizagem”, conclui a coordenadora, salientando como os processos de ensino vêm fomentando aptidões e competências pessoais imprescindíveis ao presente e, sobretudo, no futuro.