Uma oportunidade para que os educandos se envolvessem estreitamente com a aprendizagem, aguçando a curiosidade: assim é definido pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Priscilla Pinheiro Ayres Machado, o experimento realizado pelos educandos do 2º Ano do Colégio Notre Dame Brasília.
Orientado durante aula de Ciências Naturais, ele possibilitou a investigação acerca de como as circunstâncias impactam o desenvolvimento vegetal. Para isso, as crianças foram desafiadas a observar, dia após dia, a germinação de feijões depositados em diferentes receptáculos.
Com os grãos já imersos na terra, o primeiro vaso deveria ser disposto em um local bem iluminado e regado sempre que preciso; o segundo também deveria permanecer exposto à claridade, mas não receberia água; e o terceiro permaneceria abrigado da luz e seria molhado duas vezes por semana. Um quarto, porém, não continha terra, de modo que as sementes foram acomodadas apenas na água.
Desse modo, os educandos puderam compreender a importância da água, da luz e da terra no desenvolvimento vegetal.