O projeto social “Descomplicando o AVC”, promovido pelo Hospital Brasília, tem como objetivo alertar os alunos de instituições de ensino do Distrito Federal sobre os sintomas e o tratamento do Acidente Vascular Cerebral e instruir como a prática da atividade física ajuda a prevenir a doença. Afinal, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil, perdendo somente para o infarto agudo do miocárdio.
Em consonância com esse propósito, os estudantes matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Brasília participaram, em 13 de agosto, de uma palestra ministrada pela neurologista Letícia Rebello. Na ocasião, a médica explicou que o AVC – também conhecido como derrame cerebral – pode ser classificado em dois tipos: isquêmico ou hemorrágico. O tratamento recomendado é específico para cada tipo, mas, em ambos os casos, o diagnóstico ágil e preciso pode evitar sequelas.
O AVC isquêmico, segundo a especialista, ocorre em 87% dos casos e é caracterizado pelo comprometimento de alguma artéria cerebral – geralmente, quando há obstrução na passagem de sangue e oxigênio para as células cerebrais, que, em decorrência disso, morrem.
O AVC hemorrágico, por sua vez, corresponde a cerca de 13% dos casos e ocorre quando há o rompimento de um vaso cerebral, resultando na hemorragia em algum ponto do sistema nervoso.
Ao final da exposição, os educandos puderam, ainda, sanar suas dúvidas relacionadas ao tema. Além disso, a palestra teve como finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir dos conteúdos desenvolvidos pelos docentes de Educação Física, Gideone de Vlieger, e de Ciências Naturais, Jeanini Giusti, que introduziram os conceitos de primeiros socorros e o estudo do sistema cardiovascular.