Visando mensurar os saberes construídos por eles na primeira etapa do trimestre, os estudantes matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio do Colégio Notre Dame Brasília responderam a avaliações parciais.
Assim como está se dando a aprendizagem e a socialização, enquanto as atividades escolares presenciais seguem suspensas, os testes foram aplicados via internet, reproduzindo a dinâmica adotada pelas grandes universidades brasileiras, ao ofertar cursos à distância. Ou seja, nas datas e nos horários previamente estipulados, os educandos deveriam acessar o link para a prova disponibilizada na plataforma Google Forms.
Conforme ressalta a coordenadora Pedagógica das etapas de ensino, Patrícia Ribeiro Silva Queiroz, o prazo para a realização do teste foi generoso, tendo em vista possíveis adversidades, como, por exemplo, a interrupção da conexão. As avaliações ainda permitiram consulta a materiais de apoio. Afinal, como afirma Patrícia, os processos de ensino e de aprendizagem inerentes a este momento pressupõem que as crianças e os adolescentes desenvolvam uma nova consciência acerca do seu papel, preservando a seriedade com que conduzem os estudos.