Treinamento sobre Combate a Princípio de Incêndio
8 de agosto de 2017 Notícias

Na última sexta-feira (04), os colaboradores do Colégio Notre Dame Brasília participaram de capacitação para combater princípios de incêndio, ministrada pelos bombeiros Sargento Bezerra e Cabo José Mendes.

foto 1Durante o treinamento, composto por momento teórico e outro prático, os militares indicaram que cuidados que devem ser tomados, para evitar que o princípio se torne um incêndio. Afinal, como explicou Mendes, o primeiro pode ser apagado com facilidade, enquanto o segundo configura-se quando a situação perde o controle.

Os bombeiros, ainda, esclareceram que o fogo precisa de três elementos para que se propague: oxigênio, calor e combustível – que podem ser líquidos inflamáveis ou materiais consumidos com facilidade pelas chamas, como espuma, madeira e tecidos. Eles também descreveram as formas de propagação do fogo e o método de combate indicado para cada uma delas: retirada ou controle do combustível, resfriamento ou abafamento. Além disso, reforçaram que a fumaça acelera a propagação do calor e é perigosa, porque transporta as chamas, além de ser quente, opaca, móvel, inflamável e tóxica.

foto 2.Ainda durante a palestra, algumas ações preventivas – como não deixar velas próximas a cortinas ou outros materiais inflamáveis, não jogar bituca de cigarro pela janela do carro e armazenar adequadamente produtos inflamáveis – foram listadas aos funcionários.

Os militares, ainda, ressaltaram a importância de, no âmbito empresarial, adotar sistemas contra incêndios, manter um plano de emergência e realizar treinamentos periódicos. Além disso, entaleceram a necessidade do uso dos equipamentos de prevenção coletiva e individual e do desbloqueio das saídas de emergência, para que se possa enfrentar tais sinistros.

Por fim, na área externa do educandário, os bombeiros demonstraram o uso de extintor para combater um princípio de incêndio, antes de possibilitar que os colaboradores também o manuseassem.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Brasília