Soft Skills norteiam itinerário formativo disponibilizado no Novo Ensino Médio
6 de julho de 2022 Notícias, Portal

Denominando um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento humano, o termo soft skills diz respeito a atributos que  melhoram as capacidades profissionais de um indivíduo. Analisadas criteriosamente durante os processos de admissão, de modo a avaliar se um candidato se adequa ao cargo pretendido, tais competências inspiram um dos itinerários formativos ofertados pelo Colégio Notre Dame Brasília aos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio.

Por isso, complementando as aprendizagens comuns à sua etapa escolar, os adolescentes vêm reconhecendo e desenvolvendo capacidades como a comunicação eficaz, a inteligência emocional, a gestão do tempo e o trabalho em equipe, além da adaptabilidade, da criatividade, da persuasão e da liderança.

A última, aliás, foi tema da palestra ministrada pelo supervisor de outsourcing de pessoas, Marques Júnior. Durante o bate-papo, o convidado refletiu a respeito das características de um bom líder. Além disso, desafiou os educandos a identificarem, na prática, as habilidades imprescindíveis àqueles que se colocam à frente dos demais.

Para tanto, os jovens deveriam reunir-se em grupos, escolhendo um CEO para a sua equipe. Ele seria o responsável por guiá-los durante a escolha do nome e a criação do logotipo para um empreendimento. Em seguida, Júnior demonstrou como se confecciona um avião de papel, orientando os adolescentes a seguirem, uma a uma, as suas instruções. As dobraduras, por fim, foram testadas. Além disso, o palestrante analisou se atendiam aos requisitos previstos – como a identificação, por meio do logotipo, nas duas asas do protótipo.

Novo Ensino Médio:

Com o intuito de propiciar que os adolescentes se tornem aptos a mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de solucionar demandas complexas da vida cotidiana, a reforma estrutural da última etapa da Educação Básica está sendo implementada, gradualmente, a partir deste ano letivo. Pressupondo, além da ampliação da carga horária, um currículo mais flexível – o qual compreende a oferta de itinerários formativos como complemento à construção de saberes comuns -, o novo Ensino Médio prevê que cada educando opte, à luz do seu próprio projeto de vida, por áreas do conhecimento em que se aprofundar.

  • Colégio Notre Dame Brasília