Semana Pedagógica antecede o novo semestre letivo
29 de julho de 2019 Notícias, Portal
Destaque

Período de capacitação e reflexão, que objetiva preparar os docentes para a volta às aulas, a Semana Pedagógica do Colégio Notre Dame Brasília teve início na segunda-feira (22), com a realização de um momento de espiritualidade.

Conduzido pelo agente de Pastoral Escolar, Valdemir Henz, e pela diretora do educandário, Ir. Ivanes Filippin, ele oportunizou que os educadores celebrassem os frutos colhidos no primeiro semestre e ofertassem o próximo ao Criador. Em seguida, foram apresentados à nova campanha da Rede de Educação Notre Dame.

Semana_Pedagógica (32)Norteada pelo slogan “Nossas conexões movem nossos caminhos”, ela retoma, como esclareceu a religiosa, os valores que servem de elo entre os indivíduos e, também, norteiam a realização da obra educacional Notre Dame.

Antes de refletir sobre os princípios educacionais que orientam o Projeto Político-Pedagógico do educandário – a partir de carta redigida, no século XIX, pela segunda Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Coesfeld, Maria Chrysostoma -, os docentes conheceram a temática que será explorada por esta edição da Cantata Natalina: a Generosidade.

Semana_Pedagógica (13)Os educadores que atuam no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, então, reuniram-se com a supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, que, destacando as mudanças curriculares e metodológicas impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo novo Ensino Médio, possibilitou que aprofundassem sua compreensão acerca das normativas.

Claudia ainda encontrou-se com a equipe pedagógica da Educação Infantil, detalhando a estrutura dos pareceres descritivos – documento no qual o desenvolvimento da criança deve ser relacionado às expectativas de aprendizagem para a sua faixa etária.

Os docentes do Ensino Fundamental I, por sua vez, participaram de oficina de metodologias ativas, ministrada pela assessora pedagógica da Editora Moderna, Maria Kamilla de Moraes.

Na terça-feira (23), os educadores voltaram a reunir-se com a supervisora, que detalhou como as Atividades Diversificadas e as Provas Multidisciplinares devem ser utilizadas como instrumento de avaliação. Além disso, puderam agrupar-se de acordo com a área do conhecimento e o nível de ensino em que atuam, a fim de partilhar experiências.

Por fim, no dia seguinte, os docentes debateram as competências gerais da BNCC e a convergência de conteúdo, além de participar de oficinas voltadas especificamente ao seu fazer pedagógico: produção textual e gramática contextualizada, para os que se dedicam ao Ensino Fundamental I, e de uso de recursos materiais e tecnológicos em prol da fixação do conhecimento, voltada aos que atuam no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>