Naturalmente distinta daquelas que a precederam, uma vez que possibilitou aos estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental a socialização híbrida de saberes, a primeira Semana Diversificada deste ano letivo foi norteada pelo tema “O Universo ao Meu Redor”.
Foi das suas respectivas salas de aula, ao invés dos seus próprios lares, que os educandos apresentaram estudos sobre o papel da imprensa, os acontecimentos e o imaginário atrelados ao Espaço Sideral, o Modernismo enquanto expressão artística da brasilidade, a inserção das mulheres nos mais diversos meios e, por fim, as problemáticas que perpassam a vida urbana. Para tanto, encontraram no aporte das plataformas digitais o meio para compartilhar conhecimentos com os pré-adolescentes que integram as demais turmas da etapa de ensino.
À abertura da programação, que pressupõe o protagonismo discente para que sejam estabelecidas as mais diversas relações entre os componentes curriculares e os assuntos a serem aprofundados, os estudantes debruçaram-se sobre a evolução da comunicação e a sua intersecção com a história mundial, sobretudo no período do Iluminismo.
No dia seguinte, refletiram a respeito de como a ficção científica representa o Espaço, contrapondo tal visão com aquela descortinada à humanidade por meio das recorrentes pesquisas que o tem como objeto de estudo. Além disso, comentaram a respeito do lixo espacial e debateram sobre a consciência de, mais que existir, ter uma missão ante o mundo.
Na sequência, a Semana de Arte Moderna foi o tema esmiuçado pelos educandos, os quais puderam compreender como o evento contribuiu com a consolidação do movimento artístico no País, bem como enriquecer o seu repertório cultural, por meio do contato com algumas das mais emblemáticas obras do Modernismo Brasileiro, constatando qual o seu impacto para a nação.
Já ao abordar a questão do feminino, debateram sobre a inserção das mulheres no âmbito do esporte e do mercado de trabalho. Além disso, conheceram personalidades que são expoentes da literatura em Língua Espanhola e debruçaram-se sobre a biografia daquelas que, vivendo por amor a Deus, foram canonizadas.
Por fim, a temática urbana foi explorada por meio das artes plásticas e dos romances, assim como de uma profunda análise dos problemas e do modo de vida comuns a tal meio.