Reciclagem e sustentabilidade inspiram projetos apresentados na Feira Intercultural e Científica
5 de outubro de 2016 Notícias, Portal

No último sábado (01), os estudantes matriculados nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Brasília participaram da Feira Intercultural e Científica Notre Dame (FIND). Com o tema “Jovem Cientista”, esta edição do evento anual – que objetiva proporcionar aos educandos uma oportunidade para desenvolver e expor projetos criativos, científicos e culturais que podem ser úteis para a comunidade acadêmica e, também, para a sociedade – foi inspirada pelos conceitos de reciclagem e sustentabilidade.

foto.

Por isso, os trabalhos apresentados aos visitantes pelos próprios educandos foram desenvolvidos com materiais alternativos e energia renovável. Segundo o educador responsável pela Feira, Carpegiany Cruz,  assim, os estudantes puderam apresentar à comunidade aplicações práticas para o conhecimento construído durante as aulas, enquanto são avaliados, uma vez que, para os educandos do 6º ao 9º Ano, o desempenho é mensurado e válido como nota parcial do 3º bimestre de todas as disciplinas. Já, para os matriculados no Ensino Médio, a nota obtida na FIND é considerada com um dos critérios de avaliação bimestral, nas disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática e Geografia.

Entre os trabalhos apresentados aos visitantes, estavam, por exemplo, combustível veicular a base de hidrogênio e gotejador para irrigação de plantas que, por inibir o acesso do mosquito aedes aegypti à água, impede a sua proliferação e, consequentemente, a das doenças que transmite: Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. O gotejador vai beneficiar a comunidade educativa do Colégio Notre Dame, pois foi doado pelos adolescentes para a instituição de ensino, a fim de que seja utilizado nos canteiros dos jardins do Colégio.

A instituição de ensino também foi presenteada com o aquecedor solar idealizado por estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, que será utilizado na ducha do parque aquático escolar. Outra doação feita à instituição de ensino serão lixeiras de coleta seletiva confeccionadas com pneus, que serão usadas em campanha de conscientização sobre o descarte adequado de resíduos.

Além da mostra de projetos, durante a Feira Intercultural, foram vendidos artesanatos confeccionados por Irmã Áurea. O valor arrecadado será repassado a obras educacionais mantidas em Moçambique.

foto..Feira Literária:

Concomitantemente à Feira Intercultural e Científica Notre Dame, acontecia a Feira Literária, na qual trabalhos produzidos pelos educandos matriculados no Ensino Fundamental I, a partir das narrativas dos livros lidos ao longo do ano letivo, foram expostos para apreciação da comunidade educativa, no auditório escolar, durante toda a manhã.

Veja mais fotos: