Tão comuns à rotina, recursos tecnológicos são cada vez mais incorporados aos processos de ensino e de aprendizagem do Colégio Notre Dame Brasília. Afinal, dispõem de potencial para tornar a construção de saberes mais atrativa às crianças e aos adolescentes, contribuindo, como enfatiza a coordenadora pedagógica, Priscilla Machado, para que eles sejam protagonistas do aprendizado. “Eles permitem uma participação efetiva do estudante na construção do conhecimento, de modo que desenvolva o pensamento científico, crítico e criativo”, afirma.
Entre os dispositivos adotados, estão a lousa interativa, os tablets, os videogames e os óculos de Realidade Virtual. Os últimos, por exemplo, foram utilizados pelos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental, a fim de que aprofundassem saberes sobre os animais.
Afinal, complementarmente aos estudos teóricos, nos quais identificaram os animais domésticos e os silvestres, reconhecendo suas particularidades, as crianças empreenderam pesquisas acerca de diferentes espécies – cujos dados foram socializados com os colegas.
Então, graças ao objeto, puderam imergir no habitat desses animais, fixando saberes acerca de como vivem, de como se alimentam, de como se locomovem e de como se relacionam com outras espécies.
Após a experiência, foram desafiados a relatá-la, relacionando saberes.