Realidade virtual possibilita que educandos aprofundem saberes sobre os animais
15 de agosto de 2019 Notícias, Portal

Tão comuns à rotina, recursos tecnológicos são cada vez mais incorporados aos processos de ensino e de aprendizagem do Colégio Notre Dame Brasília. Afinal, dispõem de potencial para tornar a construção de saberes mais atrativa às crianças e aos adolescentes, contribuindo, como enfatiza a coordenadora pedagógica, Priscilla Machado, para que eles sejam protagonistas do aprendizado. “Eles permitem uma participação efetiva do estudante na construção do conhecimento, de modo que desenvolva o pensamento científico, crítico e criativo”, afirma.

Entre os dispositivos adotados, estão a lousa interativa, os tablets, os videogames e os óculos de Realidade Virtual. Os últimos, por exemplo, foram utilizados pelos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental, a fim de que aprofundassem saberes sobre os animais.

Realidade_Virtual_2º_A (1)Afinal, complementarmente aos estudos teóricos, nos quais identificaram os animais domésticos e os silvestres, reconhecendo suas particularidades, as crianças empreenderam pesquisas acerca de diferentes espécies – cujos dados foram socializados com os colegas. Realidade_Virtual_2º_A (3)Então, graças ao objeto, puderam imergir no habitat desses animais, fixando saberes acerca de como vivem, de como se alimentam, de como se locomovem e de como se relacionam com outras espécies.

Após a experiência, foram desafiados a relatá-la, relacionando saberes.

Veja mais fotos: