Projeto Lixo Zero estimula a preservação ambiental
24 de março de 2022 Notícias, Portal

Um dos princípios que norteia o fazer pedagógico Notre Dame, o cuidado com a vida em suas mais diversas manifestações perpassa o dia a dia escolar de tal forma que todos os partícipes da comunidade educativa sentem-se imbuídos de tal espírito. Exemplo disso é o Projeto Lixo Zero.

Visando à correta gestão dos resíduos, a iniciativa fez do Colégio Notre Dame Brasília um ponto de coleta de cápsulas de café; esponjas multiuso; medicamentos convencionais e não infectantes; pilhas e baterias; óleo de cozinha e tampas plásticas. Afinal, como esclarece o vice-diretor da instituição de ensino, Giovanni Guevara, além de dar a adequada destinação ao lixo produzido nas suas dependências, o educandário está comprometido em fomentar atitudes sustentáveis.

Para tanto, lixeiras adequadas ao recebimento de tais rejeitos foram disponibilizadas nos acessos à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I. Por meio da logística reversa de pós-consumo, então, eles são devolvidos ao seu fabricante para que que tenham a destinação ambiental adequada ou sejam reaproveitados.

O Colégio ainda disponibilizou recipientes  convencionais, destinados ao descarte dos demais materiais recicláveis e, também, de resíduos orgânicos, além de abordar a problemática do lixo em sala de aula. Desse modo, as crianças e os adolescentes são estimulados, por meio de diferentes práticas, a refletir sobre a importância da preservação ambiental, assumindo uma postura ativa em prol dela.

Em seu segundo ano de desenvolvimento, o Projeto passa a receber, também, lixo eletrônico.  Para isso, o Colégio firmou parceria com a empresa Sia Recicla, a qual destinou-lhe um container para o acondicionamento de equipamentos de informática e telecomunicações, tais como computadores, impressoras e smartphones, além de brinquedos, ferramentas e utensílios domésticos elétricos.

Conheça melhor os projetos de sustentabilidade ambiental e social que o Colégio desenvolve: