Projeto literário fomenta a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades
20 de março de 2019 Notícias, Portal

Atualmente, como reflete a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Priscilla Machado, as crianças se entregam à brevidade da leitura em recursos digitais, o que pode contribuir para a pobreza do seu vocabulário e para o desconhecimento da norma culta da Língua Portuguesa. Motivado por tal percepção, o Colégio Notre Dame Brasília desenvolve, anualmente, um projeto que estimula os educandos matriculados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental a estabelecer um contato aprofundado com a literatura. Dessa maneira, a instituição de ensino colabora para a formação de leitores aptos a decodificar diferentes textos, em suportes variados, capacitando-os, também, para a escrita.

Foi com o intuito de apresentar esta edição da iniciativa às crianças que, na última quinta-feira (14), uma programação especial, permeada por canções e boas histórias, foi promovida.

Reunidas no auditório do Colégio, elas, inicialmente, assistiram ao docente de Música, Wiliam Gonçalves, que apresentou composições que remetem a obras literárias infantis. Na sequência, os educandos acolheram, carinhosamente, a contadora de histórias Nyedja Gennari, que narrou trechos das obras literárias que serão interpretadas e aprofundadas por eles, durante o ano letivo.

IMG_9551Desse modo, a convidada despertou a curiosidade das crianças, que devem imergir nos universos narrativos, a fim de descobrir os desfechos das situações contadas.

IMG_9498

Após a atividade inaugural, elas foram desafiadas a ler, a cada semana, uma obra adequada a sua faixa etária, preenchendo uma ficha literária. Assim, vão construir saberes sobre os diferentes gêneros textuais, engrandecer o vocabulário, exercitar as habilidades de expressão e reforçar saberes gramaticais.

Veja mais fotos: