Projeto estimula a leitura em família
5 de junho de 2017 Notícias, Portal
i.d galeria

Desde 2012, as instituições de ensino que integram a Rede de Educação Notre Dame desenvolvem, junto às comunidades educativas, o projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”. Com o objetivo de formar leitores competentes em compreender textos diversos e disponibilizados em suportes variados, além de fomentar a habilidade de expressarem-se em múltiplas linguagens, a iniciativa convida estudantes de todos os níveis de ensino e seu responsáveis, colaboradores e educadores a ler e socializar obras literárias. A partir de 2015, porém, o Colégio Notre Dame Brasília dedica-se a incentivar a leitura em família.

No primeiro semestre deste ano letivo, “A Mala de Hana” – obra escrita por Karen Levine – foi indicada para que educandos matriculados no 6º Ano do Ensino Fundamental e seus responsáveis lessem em conjunto. A Mala de Hana 10Inspirados pela narrativa baseada em fatos reais – sobre uma menina judia que sofreu, juntamente com sua família, os horrores do Holocausto -, os participantes, então, deveriam produzir um material que reportasse a ela.

Para isso, a turma foi dividida em três grupos. O primeiro responsabilizou-se por buscar depoimentos de sobreviventes da 2ª Guerra Mundial e por escrever um poema. O segundo deveria representar o tema por meio de pintura. A Mala de Hana 7O terceiro grupo, por sua vez, foi desafiado a confeccionar uma mala, na qual deveriam acondicionar os objetos que gostariam de levar consigo, caso fosse necessário fugir, como aconteceu com a protagonista.

Após a socialização das produções, os responsáveis pelos educandos, então, compartilharam suas percepções sobre a experiência de realizar a tarefa escolar junto das crianças. Além disso, agradeceram à instituição de ensino por ter-lhes proporcionado este momento de proximidade com os filhos.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>