Projeto de Socialização promove a integração entre estudantes
6 de fevereiro de 2017 Notícias, Portal

Com o intuito de estimular a integração entre os educandos, desde o início do ano letivo – o que deve ter reflexo, especialmente, no bem-estar dos novos estudantes e na redução de futuros problemas de relacionamento entre os colegas, o Colégio Notre Dame Brasília desenvolve o Projeto de Socialização.

fotoNa última semana, por exemplo, foram as crianças matriculadas no 2º Ano do Ensino Fundamental que participaram das suas atividades.

Inspiradas pelo cuidado – tema enfatizado, em 2017, pela Rede de Educação Notre Dame, como parte da sua campanha em prol da concretização de valores -, elas convidaram os educandos a massagear, acariciar e abraçar uns aos outros. Além disso, durante a realização de dinâmica, na qual um estudante deveria passar um bambolê  ao outro, sem soltar as mãos, as crianças constataram a importância do trabalho em equipe. Já, a partir da brincadeira “Telefone Sem Fio”, elas compreenderam que é preciso estarem atentos uns aos outros, para que convivam harmoniosamente, por todo o ano letivo.

Campanha #EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo:

Desde o lançamento, em 2014, do movimento “Transformar Conhecimento em Atitude”, estudantes, educadores, funcionários e gestores das instituições de ensino que formam a Rede de Educação Notre Dame foram estimulados a vivenciar, ainda mais intensamente, a amizade, a bondade, a gratidão, a justiça, a lealdade, a solidariedade e a tolerância, entre outros valores. Afinal, localizadas em três estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal, as escolas comprometem-se, claro, com a construção do conhecimento, mas, têm como missão a construção de um mundo melhor.

Por isso, a partir da campanha, planejaram e desenvolveram projetos pedagógicos e ações de fomento a atitudes de valor, impactando a si mesmas e àqueles ao seu entorno, em benefício das causas mais diversas: o consumo consciente, a reutilização de resíduos, a preservação dos recursos naturais, a proteção animal, o acesso à cultura, a valorização dos laços afetivos, o bem-estar humano, o bom convívio social, o altruísmo e a empatia, por exemplo.

Com tal engajamento, as milhares de pessoas que integram a comunidade educativa assumiram-se como transformadoras. E mais: vão além, a partir do lançamento de uma nova etapa desse movimento em prol da concretização dos valores, em 2016. Intitulado #EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo, ele pressupõe especial atenção a dois dos Princípios da Rede de Educação: “Amor, bondade e firmeza” e “Cuidado com a vida do planeta, do outro e de si”.

Veja mais fotos das atividades relacionadas ao Projeto de Socialização: