Projeto auxilia adolescentes no processo de escolha profissional
30 de abril de 2019 Notícias, Portal
destaque

Desenvolvido permanentemente pela Psicopedagogia escolar, o projeto de Orientação Profissional do Colégio Notre Dame Brasília oportuniza que os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio participem de encontros com indivíduos que já estão no mercado de trabalho, a fim de que conheçam as peculiaridades da formação acadêmica e do cotidiano de diferentes carreiras.

Além disso, a iniciativa visa fomentar, entre os adolescentes, o autoconhecimento. Por isso, na primeira atividade desenvolvida neste ano letivo, eles assistiram a uma palestra que salientou a importância, no processo decisório, de identificar suas afinidades e aptidões, além de interesses.

20190410_112927Durante sua apresentação aos jovens, o docente da Universidade Católica de Brasília, professor Doutor Diego Nolasco, enfatizou, por meio do relato da sua história de vida, que escolher uma profissão é um ato em que se deve pesar muito mais que o retorno financeiro esperado. “Considerem, também, o ideal de vida, as facilidades e as dificuldades da carreira escolhida, bem como o trajeto ao longo do curso”, aconselhou, estimulando-os a batalhar por seus objetivos, desde cedo, buscando programas de estágio e de voluntariado, ainda durante a vida acadêmica. “Afinal, a experiência direta e aprofundada com o cotidiano profissional abre muitas portas”, concluiu.

Para Ícaro Raiol, a força de vontade demonstrada pelo palestrante para ser aquilo que tanto sonhava é inspiradora. “Desperta em nós uma vontade incessante de querer ser um profissional tão apaixonado”, conta. No mesmo sentido, Lucas Heler, afirma que a atividade foi o estímulo que faltava para que os educandos estipulassem uma rotina comprometida com o futuro. “Tenho certeza que a motivação que nos faltava veio através do Diego”, comenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>