Formar leitores capazes de compreender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas, bem como capacitar os membros da comunidade educativa Notre Dame à autoria: esse é o objetivo a ser alcançado pelo projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”.
Desenvolvida anualmente, nas diversas instituições de ensino mantidas pela Congregação de Nossa Senhora, a iniciativa estimula os educandos e os seus responsáveis, além dos docentes e dos funcionários escolares, ao contato periódico com os livros e à socialização das suas experiências leitoras. Para tanto, adota estratégias adequadas às faixas etárias dos participantes.
No Colégio Notre Dame Brasília, por exemplo, as crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental serão desafiadas a confeccionar uma Colcha Literária. Para tanto, devem debruçar-se semanalmente sobre um título que, recomendado pelas docentes responsáveis por suas turmas, lhes permitirá aprofundar o entendimento acerca de um tema comum. Posteriormente, então, vão representar um aspecto da narrativa em retalhos que, um a um, serão unidos com linha e agulha.
Apresentando tal proposta aos educandos, de modo a motivá-los a deixar-se envolver pelas obras, a equipe pedagógica da etapa de ensino proporcionou a eles uma vivência diferenciada: uma apresentação musical protagonizada pelo docente de Música do educandário, Ronald Aurélio, seguida de uma encenação inspirada no conto de fadas que tem Chapeuzinho Vermelho como personagem principal.
Mais que entusiasmar os espectadores, porém, a adaptação do conto de fadas, representada pelas próprias educadoras, evidenciou o assunto que norteará a escolha dos livros a serem lidos ao longo de todo o ano letivo. Afinal, imbuída do desejo de oferecer conforto à Vovozinha, a menina travou diálogo com os diferentes elementos da natureza com os quais se deparou pelo caminho que a conduziria até a matriarca. Desse modo, a importância da preservação ambiental já foi enaltecida às crianças.