Pequenos grandes autores
29 de outubro de 2021 Notícias, Portal

Você já imaginou ter o seu nome estampado na capa de uma publicação? Pois as crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental vivenciaram tal experiência, graças a uma parceria firmada entre o Colégio Notre Dame Brasília e a plataforma pedagógica Ciranda de Livro.

A iniciativa, conforme descreve a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Priscilla Pinheiro, surgiu da necessidade de estimular a produção textual, explorando diferentes linguagens e a multidisciplinaridade.

Por isso, cada turma foi desafiada a escrever acerca de um tema, desenvolvendo-o de acordo com os objetivos de aprendizagem específicos do seu segmento de ensino.  “Assim, à medida que exercitavam as habilidades de expressão, os educandos construíam múltiplos saberes”, descreve a docente Kelly Silva, lembrando que a redação foi precedida por estudos teóricos.

Fossem desafiados a compor versos para narrar a sua história, como ocorreu com as crianças matriculadas no 1º Ano, ou a idealizar enredos capazes de induzir à reflexão, como se deu com aquelas que integram as demais turmas do Ensino Fundamental I, os educandos grafaram seus textos em aula. Para tanto, aprimoraram a escrita cursiva e aproximaram-se das funcionalidades disponíveis no universo digital.

O processo criativo, porém, transcendeu o âmbito escolar, envolvendo os familiares dos autores. “Nós gravávamos as rimas no celular e, assim que chegávamos ao resultado desejado, as transferíamos para o papel”, recorda Rose Fagundes.

Mãe de educanda do 1º Ano, ela ainda salienta como a proposta pedagógica oportunizou que as famílias compartilhassem vivências significativas. “Foi um presente, pois representou uma oportunidade de estarmos juntas como nunca estivemos”, exclama.

Por fim, as narrativas  passaram pelo processo de editoração que as transformou, de fato, em livros.