Oficina Legislativa oportuniza que estudantes idealizem projetos para a nação
29 de abril de 2021 Notícias, Portal

Durante a programação da Semana Diversificada do Colégio Notre Dame Brasília, os estudantes socializaram uns com os outros as experiências vivenciadas ao participar da Oficina Legislativa promovida pelo Senado Federal.

Realizada com o objetivo de encorajar os jovens a aproximarem-se dos processos de criação e análise de leis, formando cidadãos mais conscientes acerca do impacto da política sobre o dia a dia de todos nós e estimulando-os a serem mais sensíveis e atuantes ante às necessidades dos diferentes estratos sociais, a iniciativa é composta por diferentes aulas.

Durante elas, os educandos compreenderam a atuação de cada um dos três poderes em que são divididas as atribuições e as funções do Estado, debruçando-se mais intensamente sobre a do Legislativo – em âmbito federal, representado pela Câmara dos Deputados e pelo próprio Senado.

colônia de férias post 1

Por isso, eles construíram saberes acerca da redação, da discussão e da votação dos projetos de lei, além de terem sido desafiados a elaborar propostas que, se contarem com o apoio popular, poderão ser apreciadas pelos paralmentares.

Entre as sugestões já publicadas no portal e-Cidadania,  está a que visa ao fornecimento de absorventes higiênicos, pelo Sistema Único de Saúde, a mulheres em situação de vulnerabilidade social.  Uma outra, por sua vez, pretende assegurar que as instituições de ensino contem com a atuação de psicólogos, de modo a contribuir para a identificação de mudanças comportamentais que podem indicar distúrbios psíquicos em crianças e adolescentes, orientando a busca pelo acompanhamento profissional adequado.

Buscando o apoio de 20 mil cidadãos brasileiros, a fim de que sejam analisadas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, as proposições, se aprovadas, serão encaminhadas para apreciação dos demais parlamentares da casa.

Antes mesmo de saber se elas se tornarão projetos de lei, porém, o seu valor já é reconhecido pela comunidade educativa. “Os resultados ultrapassaram as nossas expectativas! Sentimos que eles entenderam a proposta, pois debateram planos que podem melhorar o País”, afirma a docente de Língua Inglesa, Denise Araújo, enaltecendo o comprometimento dos educandos com a atividade.

Confira a reportagem da TV Senado sobre a Oficina Legislativa, da qual participarem educadores e educandos Notre Dame: