Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Brasília

O Colégio

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

No dia 2 de fevereiro de 1963 as Irmãs Maria Brita (Valéria), Ir. Maria Ludana, acompanhadas pela Ir. Ambrósia do RJ, chegaram à Brasília, a nova capital do Brasil, para iniciarem a construção de um novo Colégio Notre Dame da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora (Notre Dame).

No dia 3 de março de 1964, com 195 alunos estudando no Jardim de Infância e na Escola Primária, iniciaram as aulas numa modesta construção situada na SGAS 914, Asa Sul da Capital Federal, conhecida como “Colégio Barracão Verde”, construído com muita rapidez por ser de material pré-fabricado.

Toda essa iniciativa e trabalho ocorreu com muito ardor pelas Irmãs Maria Brita (Valéria), Ir. Maria Vicente (Jurema David), Ir. Zefira (Maria Alice Bakert), Ir. Maria Adélia (Ondina Bordignon) e Ir. Luisete (Ivone Strehl) com mais três professoras: Da Euridice, Elenita e Deolita.

Irmã Maria Luisete, ao fundo o “Barracão Verde”, 1964.

Irmã Brita (Valéria) primeira diretora, Ir. Luisete (Ivone Strelh) e alunos, 1964.

Cristina – primeira aluna do Jardim de Infância, 1964.

A obra continuou com a missão de “Formar pessoas úteis a sociedade e não vidas estéreis” (Sta. Júlia Billiart). E assim o Colégio crescia a passos largos por seu trabalho de excelência e humanismo.

Irmã Luisete (Ivone Strelh) e alunos (primeiro uniforme) – 1965.

Primeira turma – Semi-internato, 1965.

Irmã Maria Luisete, dirigindo a bandinha da Escola Notre Dame.

1970 – Irmãs Rita Haubert, Divete, Merícia, Adila, Brita (1ª Diretora), Ivone e Pe. Henrique Strehl.

Irmãs Ulda, Merícia, Melania, Geovefa, Marilaine, Dora e Adila.

 Como uma semente que caiu em terra boa, a cada dia mais alunos foram se juntando. E, em 1972, foi dado mais um passo: a construção de um segundo prédio para o Pré-Primário.

Segundo prédio da Educação Infantil

 

Benção do prédio da Educação Infantil por D. José Newton, Bispo de Brasília.

Ir. Jurilde (Cecilia Giacomolli) e Rosangela Mari Sefrin Sanchez,
aluna da primeira turma do 1º ano primário de 1975.

Primeiro parque infantil

Em 1975, o Colégio Notre Dame teve suas turmas ampliadas até a 8ª Série, podendo dar conclusão ao antigo 1º grau.

1975 – 1ª Participação do Colégio Notre Dame de Brasília no desfile,
por ocasião da Abertura dos Festejos do 15º aniversário da capital.

Com a missão de integrar o homem em todos os seus aspectos (político, social, espiritual), o Colégio foi se tornando conhecido e crescendo em todos os cursos. No dia 20 de agosto de 1983 inaugurou-se o terceiro prédio, com instalações amplas, modernas e bem equipadas, para a abertura do Ensino Médio que aconteceu no ano de 2002 concretizando assim um dos anseios das famílias da Asa Sul de Brasília.

Celebração religiosa na inauguração do prédio do Ensino Médio.

Prédio do Ensino Médio, Direção, Secretaria e Administração.

 Em 20 de janeiro de 1995, foi entregue a construção de um belíssimo Ginásio de Esporte Poliesportivo, para a alegria de toda a comunidade Notre Dame.

Ginásio de Esportes.

Inauguração do Ginásio de Esportes, 1995.

 Em 2005, os alunos da pré-escola receberam com a alegria o parque aquático infantil, construído no local onde se encontrava o primeiro Colégio “barracão verde”. No mesmo ano foi inaugurado também um belíssimo prédio para atender o Curso do Ensino Fundamental.

Parque aquático.

Prédio do Ensino Fundamental.

 O Colégio Notre Dame – Brasília continua sendo um centro de sólida formação acadêmica, científica, cultural e religiosa, fundamentada na educação para o pensar, na formação integral do cidadão, ético, solidário e comprometido com o cuidado da vida no planeta. Com uma estrutura física privilegiada de área verde, com horta, pomar e aviário e contando ainda com o Sítio Girassol ND. Disponibiliza de um espaço para estudo do solo e da natureza, especialmente para o complemento do trabalho de excelência pedagógica.

Horta.

Parque Infantil.

Laboratório de Ciências.

Sala do E.M., equipada com projeto multimídia.

PERÍODO INTEGRAL

O Turno Integral do Colégio Notre Dame tem como objetivo oferecer um ambiente familiar e aconchegante para aprendizagem globalizada de ensino em que o aluno permanece no colégio durante dois turnos cumprindo tanto as atividades curriculares como as atividades extracurriculares, destinado aos alunos da Educação Infantil até o 6o Ano do Ensino Fundamental. Proporciona aos alunos acompanhamento nos deveres de casa, lazer através de atividades esportivas (ballet, natação e futsal) e Inglês em parceria com o CNA oferecendo oportunidade da convivência com diversas idades, aprendendo a respeitar as diferenças. As refeições são acompanhadas por nutricionista e servidas em um refeitório exclusivo para os alunos do turno integral. O horário do Turno Integral é das 7h30 às 18h. Nosso compromisso é desenvolver em nossos alunos a responsabilidade, o respeito com os estudos e com a sociedade, além de tranquilizar as famílias quanto a segurança e o bem-estar de seus filhos que são orientados por profissionais qualificados e dedicados.

Turno Integral (refeitório, sala de jogos, aula na piscina, aula de Inglês)

ENSINO MÉDIO

Além das aulas regulares os alunos do Ensino Médio contam com um eficiente sistema de avaliação que inclui simulados, provas temáticas e testes. Todos aplicados sob a forma dos projetos UnB, PAS, ENEM e outras faculdades de renome. APROVAÇÃO EM VESTIBULARES O Colégio Notre Dame Brasília mantém elevado índice de aprovação de seus estudantes na UnB – Universidade de Brasília – bem como em outras universidades federais e estaduais e, também, nas melhores universidades particulares do país. Em 2013 já temos 44 estudantes aprovados na UnB. Dentre eles, 17 ainda não concluíram o 3º Ano do Ensino Médio. Destacamos o aluno Luan de Gois, que concluiu o Ensino Médio em 2011, agora aprovado em Medicina. Destaque, também, para a aluna Ana Beatriz, estudante do 3º Ano e primeira colocada para Enfermagem no campus UnB Ceilândia.

Luan Medicina

PARABÉNS POR SER UM ALUNO NOTRE DAME, NA VIDA E NA EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA

Confira nossos artigos sobre as aprovações na UnB

• 2013

- Estudantes aprovados na UnB

- Aprovados no Vestibular da UnB

- Aprovados no PAS-UnB

• 2012

- 36 Aprovados na UnB

- 55% de Aprovação na UnB em julho/2012

• 2011

Aprovados na UnB

• 2010

− ND aprova 49 estudantes na Unb. Quer UnB? Seja ND

− Estudante ND é aprovada para Medicina na UnB

Mais 4 aprovados na UnB

Ex-aluno do ND é 1º Geral na UnB

15 aprovados na UnB

INTERNET

Notre Dame Brasília oferece acesso exclusivo e seguro a informações pedagógicas, acadêmicas e financeiras, estreitando relacionamento família-escola.

DEVER DE CASA NA WEB!

O Colégio Notre Dame disponibiliza em seu site os deveres de casa. Diariamente, estudantes e responsáveis tem acesso as tarefas de casa do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, basta acessar o item Sistema Acadêmico, no Portal. Lembramos sempre que o Material de Apoio postado no Sistema é apenas um auxílio. O Dever de Casa deve sempre ser copiado pelos estudantes, tendo em vista esta rotina como parte integrante do processo de aprendizagem, isto é, o site não deve ser visto como única fonte de acesso ao Dever de Casa. O Colégio Notre Dame, agradece à família pelo esforço na realização de um trabalho voltado na formação de filhos capazes de atuarem como protagonistas de sua história e da sociedade, alimentados por uma base de conhecimentos e vivências. Juntas, família e escola no mesmo compasso, somos mais fortes para vencermos desafios e acompanharmos as diferentes tendências de formas de vivermos um mundo em constante transformação onde a ciência, a tecnologia, a arte e a espiritualidade mudaram o paradigma do mundo globalizado.

OS EDUCADORES ND

Sempre atentos ao mundo globalizado, visam vivenciar no dia a dia os princípios da grande pedagoga Santa Júlia Billiart: A formação do ser humano integral, por meio de aulas contextualizadas com a vida e uso de material tecnológico como lousas interativas, projetores multimídias, sala de cinema, laboratório de informática, sala de artes, bibliotecas, salas de laboratórios, horta, viveiro e outros recursos audiovisuais. Tudo isso para que as aulas sejam inseridas nas situações comunicativas do cotidiano.

Professores2013

Educadores Notre Dame | Junho/2013

SISTEMA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

O Sistema de Ensino e Avaliação, bem como os livros adotados, contemplam a indicação das competências e habilidades gerais próprias do aluno, na fase de desenvolvimento cognitivo correspondente ao término da escolaridade básica, associadas aos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, e considera, como referências norteadoras: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os textos da Reforma do Ensino Médio e as Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB. SÍTIO GIRASSOL

Percurso ND-Brasília – Sítio Girassol (Imagem Google Earth).

Além do eficiente espaço de área verde na Asa Sul, o Colégio Notre Dame conta ainda com o Sítio Girassol, situado no município de Santo Antonio do Descoberto-GO, a 38 km do Colégio ND. O Sítio Girassol oportuniza ao estudante o contato com a natureza e o estudo prático da biodiversidade, além de momentos de lazer e integração.

Muita diversão e aprendizado no Sítio Girassol.

Missão

Promover Educação que contemple a Bondade e a Firmeza, incentivando a pesquisa, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do educando, capacitando-o para o exercício da cidadania.

Princípios

Anúncio e testemunho do projeto de Jesus Cristo;

Amor, bondade e firmeza;

Construção do conhecimento;

Incentivo à pesquisa;

Excelência na prestação de serviços;

Relações éticas, afetivas e solidárias;

Formação e competência profissional;

Cuidado da vida do planeta, do outro e de si;

Valorização da tradição, da história e da cultura;

Integração escola, família e comunidade.

Visão

Ser uma Rede de Escolas comprometida com uma Educação sem Fronteiras, com profissionais qualificados, espaços de socialização e interação de saberes.