Na Educação Infantil, crianças iniciam a alfabetização
13 de abril de 2016 Notícias

Durante esta semana, os estudantes matriculados na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Brasília, em fase inicial de alfabetização, estão aprendendo a segunda letra do alfabeto brasileiro: o “B”. i.d matériaPara isso, em uma bacia com água, foram depositadas várias tampinhas de garrafas PET que, com dois palitos, deveriam ser coletadas pelas crianças, a fim de que, com elas, a consoante fosse escrita no chão, tanto na forma maiúscula quanto na minúscula.

Sem poder utilizar diretamente as mãos para pegar os objetos e precisando exercitar a coordenação motora para que, ao colocar a tampinha no solo, o trabalho já realizado pelos colegas não fosse prejudicado, a  atividade ainda possibilitou que os educandos compreendessem como se desenvolve um trabalho em equipe. Afinal, se pegar as tampinhas com os palitos não é uma tarefa tão fácil, assim como a de depositá-la no local correto, segundo o traço da letra, é preciso paciência, empenho, concentração, apoio, colaboração e compreensão.

Além disso, no ano em que o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica foi “Casa Comum, Nossa Responsabilidade, convidando os cristãos, ao prepararem-se para a Páscoa, a zelarem pelo planeta, a tarefa efetiva a reutilização de materiais recicláveis, no contexto escolar, de forma criativa e significativa.