Motivado pela Campanha da Fraternidade, Colégio sensibiliza a respeito da Superação da Violência
5 de março de 2018 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
i.d matéria

Organizada e realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade promove, anualmente, em preparação para a celebração da Páscoa, uma reflexão acerca do estilo de vida adotado pela sociedade brasileira. Por isso a partir de um tema que combate o individualismo e o egoísmo, despertando os cristãos para a penitência e a misericórdia, apresenta um plano de ação da Igreja Católica para tentar solucionar mazelas relacionadas ao assunto escolhido.

Em 2018, a mobilização, norteada pelo tema “Fraternidade e Superação da Violência”, busca fomentar uma Cultura de Paz capaz de concretizar a igualdade entre os indivíduos. Afinal, como evidencia seu lema, “Vós sois todos irmãos” (Mateus 23,8).

Campanha da Fraternidade 02Com o intuito de integrar sua comunidade educativa ao debate a respeito de como vencer as diferentes manifestações da violência, a Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame Brasília promoveu momentos reflexivos, nos quais estudantes, assim como educadores e funcionários da instituição de ensino, foram apresentados ao Hino da Campanha da Fraternidade e ao texto bíblico de onde foi retirado o versículo-lema.

Além disso, orientados pela agente de Pastoral,  Irmã Margarida Juver, compreenderam a simbologia do cartaz da mobilização. “A imagem do círculo faz menção ao fato de que a superação da violência não pode ter começo, nem fim”, esclareceu a religiosa. “A diversidade das pessoas permite o entendimento de que a paz só é possível de ser alcançada se houver respeito e valorização das diferenças que existem entre os indivíduos”, prosseguiu. “As mãos unidas ao centro, em um ponto comum, remetem a quão importante é o comprometimento de todos para que se alcance a paz”, concluiu.

Por fim, ouviram uma mensagem proferida pelo Papa Francisco ao povo brasileiro, que enfrenta uma grande crise política, de saúde pública e de segurança.

foto2“Fraternidade e Superação da Violência” também motivou estudos:

A fim de que as crianças que compõem as diferentes turmas do Ensino Fundamental I aprofundassem sua compreensão sobre esta edição da Campanha, após as reflexões, o assunto foi abordado em sala de aula. Os educandos, então, preparam apresentações criativas, como ciranda, telejornal, rimas e paródias, sobre o seu tema.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>