Itinerário formativo oportuniza que estudantes compreendam aspectos da nutrição humana
21 de junho de 2022 Notícias, Portal

Com o intuito de propiciar que os jovens se tornem aptos a mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de solucionar demandas complexas da vida cotidiana, a reforma estrutural da última etapa da Educação Básica está sendo implementada, gradualmente, a partir deste ano letivo. Pressupondo, além da ampliação da carga horária, um currículo mais flexível – o qual compreende a oferta de itinerários formativos como complemento à construção de saberes comuns -, o novo Ensino Médio prevê que cada adolescente opte, à luz do seu próprio projeto de vida, por áreas do conhecimento em que se aprofundar.

No Colégio Notre Dame, um dos itinerários ofertados se debruça sobre aspectos relativos à gastronomia. Por isso, os estudantes da 1º Série dialogaram com a docente adjunta da Universidade de Brasília (UnB), Verônica Cortez Ginani.

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional, bem como do Laboratório de Higiene dos Alimentos, ambos da Instituição de Ensino Superior, a Prof.ª Dr.ª apresentou aos adolescentes um panorama acerca da alimentação humana. Afinal, conforme esclarece a idealizadora da palestra, ela objetivava oportunizar que os educandos compreendessem a gastronomia para além da cozinha. “Desse modo, eles poderiam conhecer outras áreas que se relacionam com esse ramo do conhecimento”, justifica a educadora Jessica Miranda.

A convidada ainda versou sobre a formação em Nutrição, elucidando as possibilidades de atuação do profissional graduado no curso, além de ter esclarecido os processos seletivos para ingresso na UnB.