Integral Notre Dame proporciona desenvolvimento do sistema sensorial
22 de abril de 2016 Notícias

Na última sexta-feira (15), os estudantes matriculados no Integral Notre Dame – uma atividade extracurricular oferecida aos educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, na qual, no turno inverso ao da escolaridade, eles são envolvidos em oficinas variadas, práticas esportivas, aulas de língua estrangeira e momentos de relaxamento, de descontração e de estudos – participaram de atividade voltada ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento do seu Sistema Sensorial. Formado pelos cinco sentidos – audição, olfato, paladar, visão e tato -, ele possibilita que os seres vivos percebam e reconheçam outros organismos e as características do meio em que se encontram.

fotoPara isso, em um ambiente tranquilo e confortável, as crianças, com os olhos vendados, foram desafiadas a adivinhar qual era o alimento que estavam provando. Dessa forma, durante a atividade, cada educando precisou concentrar-se, especificamente, no olfato e no paladar.

Esses sentidos possuem receptores sensíveis à presença ou à concentração de substâncias químicas, como as papilas gustativas, encontradas na língua e capazes de reconhecer os sabores amargo, doce, azedo e salgado, ou as células olfativas, que captam moléculas dissolvidas no ar e possibilitam a identificação dos cheiros.