Graças à parceria escola-família, crianças concluem o processo de alfabetização
7 de dezembro de 2020 Notícias, Portal
alfabetização online

Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a rotina escolar precisou ser adaptada e transposta para o ambiente digital – uma realidade que inquietou, especialmente, os responsáveis pelas crianças em fase de alfabetização. “Ficamos assustados e apreensivos, pois não sabíamos como seria o processo”, relata Carlos Wesgueber, pai de educanda do 1º Ano do Ensino Fundamental.

alfabetização online postÀ insegurança, porém, se somou o ímpeto de contribuir com a construção de saberes – como evidencia Rodrigo Andrade. “A escola tem desenvoltura pedagógica e estrutura para desempenhar tal função, então, me perguntei como poderia colaborar”, afirma o pai de outro estudante.

Tal empenho, segundo a coordenadora pedagógica da etapa escolar, Priscilla Pinheiro, foi essencial para que o ensino remoto fosse bem-sucedido no desafio de concluir o processo de alfabetização. “Os pais, que sempre foram grandes parceiros do Colégio Notre Dame Brasília, abraçaram a causa da educação”, exalta.

Julyana Bezerra Delgado é um exemplo, entre tantos outros, dessa entrega. “Sou enfermeira e meu esposo, militar. Por isso, não deixamos de trabalhar presencialmente”, conta, descrevendo que alterou a sua jornada profissional para poder assistir a filha, durante as aulas. Assim como ela, o dentista Carlos também adaptou a rotina para acompanhar o progresso da filha.

Além da reorganização do dia a dia, a adoção do ensino remoto exigiu que os responsáveis desenvolvessem novas habilidades. Afinal, faltavam a eles competências inerentes ao processo de ensino. Para tanto, como salienta Julyana, o amparo do educandário foi imprescindível. “A cada nova dificuldade, a gente conversava”, comenta com gratidão, lembrando a equipe pedagógica. A percepção é compartilhada por Rodrigo, que relata ter encontrado, na instituição, o seu “braço direito”. “A parceria entre a família e a escola desempenha um lindo papel na vida das crianças”, frisa.

alfabetização online post 2Muito mais que assessorar os responsáveis pelos educandos, os docentes e gestores do Colégio Notre Dame foram incansáveis em buscar formas efetivas de, mesmo à distância, oportunizar a alfabetização.  Por isso, as aulas ministradas ao vivo, por meio da plataforma Google Meet, eram disponibilizadas para consulta posterior. Igualmente, foram oferecidos materiais de apoio à aprendizagem. Além disso, a instituição de ensino manteve canais diretos de comunicação com as famílias, visando à agilidade no esclarecimento de dúvidas.

Dessa forma, contrariando a apreensão inicialmente experimentada, as atividades escolares não presenciais foram percebidas pelos responsáveis como uma oportunidade para que vivenciassem experiências capazes de estreitar os laços que os unem aos filhos. “Eu tive a oportunidade de ver, no ambiente doméstico, algo que aconteceria em um ambiente fechado. Para mim, foi um presente”, vibra Rodrigo.