Experimentos oportunizam que estudantes compreendam as implicações práticas dos conteúdos estudados
28 de março de 2022 Notícias, Portal

Estimulando os educandos a serem os protagonistas do próprio aprendizado, a equipe pedagógica do Colégio Notre Dame Brasília prioriza a realização de experimentos como meio de promover uma construção significativa de saberes. Afinal, as experiências possibilitam que as crianças e os adolescentes compreendam, na prática, as implicações dos conteúdos por eles estudados.

Os estudantes matriculados nas diferentes séries do Ensino Médio, por exemplo, foram desafiados a confeccionar o protótipo de um foguete. Para tanto, lançaram mão de garrafas PET, fitas adesivas e pastas classificadoras.

Realizando o lançamento do objeto, então, puderam observar como agem as Leis de Newton. Além de oportunizar que os jovens aprofundassem seu entendimento acerca dos comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais, a prática lhes possibilitou correlacionar os saberes a fatos históricos e acontecimentos contemporâneos, bem como despertou a sua curiosidade para aspectos relativos à aerodinâmica e ao impulsionamento por motores.

Os educandos do 6° Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, visualizaram como se dá o processo de fotossíntese. Fazendo uso de plantas aquáticas, bicarbonato de sódio, água e, como não poderia deixar de ser, uma fonte de luz, eles simularam o processo por meio do qual as plantas ingerem o gás carbônico e liberam oxigênio.