Você sabia que a Estátua da Liberdade – famoso monumento localizado na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos – é feita do mesmo material que as moedas de 5 centavos utilizadas no Brasil? Ambas foram manufaturadas com aço revestido de cobre, no entanto, a diferença entre elas encontra-se nas cores: a escultura tem o tom verde azulado e as moedas são avermelhadas.
Este fenômeno chama-se de oxidação e ocorre pelo contato de metais com o oxigênio. Sendo assim, conforme o material oxida, vai-se criando uma camada de ferrugem, ocasionando a alteração da cor original. E, com o propósito de exercitar este método científico, os educandos matriculados no 9° Ano do Ensino Fundamental II a 3° série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Brasília foram desafiados a realizar experimentos químicos os quais observaram, na prática, o processo de oxirredução e desoxidação do cobre.
As turmas foram divididas em três grupos, sendo que cada um recebeu uma moeda com a missão de limpá-la, utilizando produtos comerciais que são facilmente encontrados. No primeiro momento, foi entregue uma amostra de ketchup e, após, a moeda foi lavada com água e sabão para, então, ser mergulhada no molho pelo tempo de 5 minutos. Em seguida, o objeto foi esfregado com uma escova de dentes e higienizado.
No próximo experimento foi usado alvejante. Em um recipiente, os estudantes colocaram a moeda e o produto, deixando-a imersa por 5 minutos. Após o tempo indicado, foi feito o mesmo procedimento anterior de escovação e limpeza dos resíduos. Por último, os educandos utilizaram sal e vinagre, misturando a solução em um novo recipiente, alcançando o resultado em alguns segundos.
Ao fim, os presentes constataram os efeitos da oxidação, caracterizada pela mudança da cor das moedas, e logo após a desoxidação, a qual visa reverter o processo, neste caso, ao serem utilizados materiais caseiros para auxiliarem na limpeza. As conclusões foram anotadas e compartilhadas entre as turmas permitindo que os educandos construíssem saberes acerca dos conteúdos da disciplina de Física.