Estudantes visitam cidade histórica de Paracatu
6 de junho de 2016 Notícias, Portal

Os estudantes matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Brasília visitaram a cidade história de Paracatu. O município, localizado no noroeste mineiro, foi fundado na primeira metade do século XVIII e abriga a maior mina de extração de ouro do Brasil – motivo pelo qual foi escolhido como objeto de estudo pelo docente responsável pela disciplina de Geografia, Eduardo Chaves.

Paracatu 5Durante o passeio, os educandos puderam observar as características arquitetônicas das construções do período colonial e visitar jazidas de ouro e de prata, além do quilombo de Santo Domingos, onde ouviram relatos dos descendentes de escravos. Desse modo, afirma Eduardo, a viagem à cidade histórica presenteou os adolescentes com uma nova perspectiva sobre a relação entre o homem e a natureza, especialmente, no que diz respeito à mineração, além de ter aproximado da tangibilidade os saberes históricos sobre o colonialismo.

Afinal, como o docente destaca, as saídas de campo representam uma importante ferramenta dos processos de ensino e de aprendizagem, pois são realizadas em ambientes naturais, temáticos e direcionados à construção e fixação dos saberes.

Acesse a galeria de fotos: