Estudantes preparam-se para o ingresso no Ensino Fundamental II
28 de novembro de 2016 Notícias, Portal

Com o intuito de preparar os educandos matriculados no 5º Ano para o ingresso no Ensino Fundamental II, o Colégio Notre Dame Brasília desenvolve o projeto “Metamorfose”, por meio do qual os concluintes do Ensino Fundamental I compreendem o amadurecimento que essa progressão exige.

Por isso, a fase de transição é comparada com a metamorfose das borboletas. Afinal, se, em sua curta vida, o inseto passa por muitas mudanças – do estágio pré-larval, quando é apenas um pequeno ovo, até tornar-se uma lagarta, e, em seguida, da fase de pupa, em que se desenvolve dentro da crisália, à adulta, na qual adquire asas e alcança a liberdade -, a vida escolar não é diferente.

fotoSão muitas as transições pelas quais passam os estudantes, da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Básico. Ao ingressar na segunda etapa do Ensino Fundamental, por exemplo, eles depararam-se com o aumento no número de docentes e disciplinas.

Por isso, o projeto apresenta-os aos novos educadores e às suas respectivas dinâmicas de ensino. Além disso, ressalta a importância do esforço para dar conta das novas responsabilidades, decorrentes da progressão. Afinal, em outra analogia com a vida das borboletas, é preciso empenhar-se, solitariamente, para sair do cômodo casulo.

Ainda durante as atividades que favorecem a adaptação, os futuros educandos do Ensino Fundamental II foram desafiados a descrever, em papel recortado em formato de borboleta, os seus sentimentos, às vésperas de ingressar no novo nível de ensino. Eles, ainda, participaram de dinâmicas de interação e disputaram jogos online. 

Veja mais fotos: