Estudantes preparam-se para a Feira Intercultural e Científica Notre Dame
14 de setembro de 2016 Notícias, Portal

Os estudantes do Colégio Notre Dame Brasília já se preparam para a Feira Intercultural e Científica Notre Dame (FIND), que acontecerá no sábado (01). Afinal, durante o evento, eles vão apresentar projetos e experimentos desenvolvidos por eles mesmos, nos quais aplicam, na prática, a teoria aprendida durante as aulas.

IMG_9916Um grupo de estudantes, por exemplo, desenvolveu o protótipo de um poste, com carregador de celular acoplado em sua base e que utiliza energia solar, com o intuito de exemplificar o funcionamento do sistema que transforma os fótons em energia elétrica. Desse modo, tanto o carregador quanto as duas lâmpadas de LED são alimentados a partir da luminosidade solar, uma fonte inesgotável e não poluente, mas cujo funcionamento apresenta alto custo de manutenção.

Outra equipe vai apresentar ao público da FIND um experimento sobre a produção de combustível veicular à base de Gás Hidrogênio. Com ele, os educandos pretendem demostrar que é possível utilizar energia renovável e limpa, produzida por eletrólise, nos automóveis. Nele, é a partir da reação química que a mistura de substâncias como Hidróxido de Potássio (KOH) e água (H2O), utilizando eletrodos, gera o hidrogênio que, usado como combustível, pode gerar uma economia de até 30%, além de aumentar a potência de torque do motor do veículo. Este sistema, porém, também possui alto valor de investimento, que varia entre R$ 700,00 e R$ 1.500,00, e não possui assistência técnica especializada.