Estudantes e seus responsáveis são orientados sobre o processo de escolha profissional
21 de março de 2016 Notícias, Portal

Na última quinta-feira (17), os serviços de Psicologia e de Psicopedagogia Escolar do Colégio Notre Dame Brasília promoveram o Primeiro Encontro de Orientação Profissional da instituição de ensino. Assistido pelos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio e seus responsáveis, o evento teve como objetivo informá-los para que os educandos tenham condições de optar, de forma tranquila e assertiva, pela carreira que desejam seguir.

foto matéria.Durante a abertura do Encontro, a vice-diretora escolar, Ir. Teresinha Barcarolo, acolheu os participantes, convidando-os a vivenciar um breve momento de oração. Ele antecedeu o pronunciamento do diretor, Edmilson Martins, no qual enfatizou a importância do momento de escolha da profissão para o futuro.

Após a recepção, o Psicólogo, Paulo Lima, e a Psicopedagoga, Márcia Verônica Almeida, entregaram aos adolescentes um manual no qual estão descritos os demais momentos de orientação profissional promovidos pelo Colégio Notre Dame, além de terem informado os presentes sobre o Sistema Brasileiro de Educação Superior.

A assistente social da instituição de ensino, Gloria Guedes, por sua vez, esclareceu os processos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Sistema de Cotas para ingresso no Ensino Superior. Já, o docente convidado, Edbert Rodrigues, ainda explanou aos participantes do Encontro sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com ênfase nos critérios de avaliação utilizados na prova.

foto matéria

Os palestrantes também confortavam os educandos no sentido de que a dificuldade em escolher um curso superior é normal, mas, ao mesmo tempo, o medo não é bom conselheiro. Por isso, a instituição de ensino oferece apoio psicológico aos adolescentes. Além disso, ela disponibiliza um professor para repassar aos educandos informações sobre as provas de admissão em universidades e as metas, os valores e a pontuação exigidos em cada uma delas.