Estudantes celebram o Dia Nacional do Livro Infantil
27 de abril de 2015 Notícias, Portal

EF1-DIA DO LIVRO INFANTIL - DESTAQUE 02A leitura frequente cria familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com a escrita, por sua vez, facilita a alfabetização, amplia o conhecimento e a imaginação, além de auxiliar na alfabetização e no aprendizado, como um todo.

Com o objetivo de estimular esse contato, os estudantes de Ensino Fundamental I produziram trabalhos alusivos ao Dia Nacional do Livro Infantil, que é comemorado no dia 18 de abril.

Os estudantes, orientados pelas educadoras e com o apoio de suas famílias, criaram jogos, confeccionaram maquetes e escreveram livros e revistas que ficarão em exposição na Biblioteca Escolar até quinta-feira (30). Neles, os educandos representaram diversos personagens da literatura infantil, como os do Sítio do Picapau Amarelo. Afinal, é em homenagem ao seu autor que a data foi instituída.

Acesse a galeria de fotos:

Dia Nacional do Livro Infantil:

EF1-DIA DO LIVRO INFANTIL - DESTAQUE 03No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infanto-juvenil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infanto-juvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Fonte: Brasil Escola