Estudantes assistem a palestra sobre sustentabilidade
10 de maio de 2016 Notícias, Portal

Os estudantes matriculados nos segmentos do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dam Brasília assistiram a uma palestra sobre sustentabilidade, ministrada pela advogada e especialista em gestão ambiental, Luciana Figuerar.

Durante o evento, cuja temática vinha ao encontro do Princípio da Rede de Educação Notre Dame que incentiva o cuidado com o meio ambiente, com o próximo e consigo mesmo, e do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 – “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, Luciana explicou que as novas gerações, diante da facilidade de conhecimento, podem aprender, de forma mais rápida e consciente, que os recursos naturais são limitados, uma vez que, de acordo com a palestrante, as gerações passadas aprenderam que eles eram inesgotáveis, o que viabilizou o desperdício que é causa dos sérios problemas hídricos que vivenciamos hoje, exemplifica. “Em muitos estados e cidades, o racionamento de água é muito grande. Sem água, ar e energia, não conseguimos sobreviver. Os recursos naturais são vitais para a vida humana, para a produção dos alimentos e para a sobrevivência dos animais”, defende.

É por isso que, de forma didática, Luciana esclareceu o conceito de sustentabilidade, que consiste no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual com uso consciente dos recursos, de forma que garanta às gerações futuras o usufruto dos mesmos. “A palavra hoje é ‘economizar’”, enfatizou, listando exemplos de como fazê-lo no cotidiano: escovar os dentes com a torneira fechada, sair dos ambientes e apagar a luz, separar o lixo seco do lixo orgânico, desligar o chuveiro ao lavar os cabelos e utilizar papel reciclado.