Estudantes aprendem sobre Civilizações Antigas
28 de junho de 2016 Notícias, Portal

Durante o estudo sobre as Civilizações Antigas, os estudantes matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Brasília fizeram releituras de algumas das produções artísticas comuns aos povos pré-colombianos e pré-cabralinos.

fotoComo essas civilizações têm em comum a confecção de máscaras, elas foram os objetos reproduzidos, como tarefa da disciplina de Artes, pelos adolescentes. Os adereços, que são utilizados desde o início da história da humanidade, são especialmente marcantes na cultura das civilizações mexicanas e peruanas, além de comunidades indígenas brasileiras. Nelas, adquirem conotações espirituais.

A confecção das máscaras, contextualizada pelo conhecimento histórico e cultural sobre tais povos e sobre a colonização espanhola e portuguesa da América Latina, fixou os saberes construídos em outras disciplinas, além de ter possibilitado a expressão artística.

Os adereços criados pelos educandos puderam ser utilizados em representações teatrais, nas quais os jovens compartilharam, uns com os outros, as experiências que o uso da máscara lhes possibilitou, deixando-os desinibidos.