Estudantes aprendem sobre a história da Língua Inglesa
5 de outubro de 2016 Notícias, Portal

Na manhã da última quinta-feira (28), os estudantes da 2ª e da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Brasília assistiram a palestra sobre a história da Língua Inglesa, ministrada pela especialista, Roberta Orlando.

foto.Durante pouco mais de uma hora, utilizando linguagem coloquial e dinâmica, ela apresentou aos adolescentes um panorama geral sobre a formação desse idioma, como a influência de determinados povos e suas línguas particulares, além de apontar suas características, nos diferentes períodos da sua evolução. Desse modo, os educandos compreenderam que, entre as línguas que contribuíram para a sua elaboração, estão o Gaélico, o Latim e o Alemão. Além disso, entenderam como fatos históricos, como a Guerra dos 100 Anos e as invasões, impactaram na criação e na adaptação do idioma.

Roberta, ainda, detalhou um dos movimentos mais expressivos na história da Língua: o Great Vowel Shift, que padronizou o idioma. Para que isso acontecesse, contudo, foram necessários, aproximadamente, 200 anos. O dramaturgo inglês William Shakespeare, por exemplo, contribuiu com essa padronização, ao transformar substantivos em verbos e verbos em adjetivos e ao utilizar recursos de linguagem figurada. Foi graças ao Great Vowel Shift que a Língua Inglesa transformou-se em um único idioma, sem diferenciações entre o inglês americano e o britânico.