Estudantes aprendem como votar
21 de junho de 2016 Notícias, Portal

O Colégio Notre Dame Brasília aderiu ao Programa Eleitor do Futuro, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ( TRE-DF), a fim de proporcionar aos estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental uma aula prática sobre cidadania e eleições.

Por meio do projeto,  desenvolvido desde 2004 em escolas públicas e particulares, o Tribunal busca despertar nos adolescentes, reflexões sobre os seus direitos em um contexto social e interdisciplinar. O  desafio  é promover a inclusão social, política e econômica dos jovens entre 10 e 18 anos, para que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática. Para isso, o órgão realiza palestras, distribuição de livretos educativos, debates de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos, a fim de que estudantes conheçam, na prática, o valor da democracia através do voto.

fotExemplo dessas ações foi o encontro realizado com os estudantes do Colégio. Na ocasião, o auditório da instituição de ensino transformou-se em uma seção eleitoral, com direito à urna eletrônica e uma mesa, composta por presidente da seção, mesário, secretário e suplente. Para realizar a votação, que seguiu os mesmos critérios e horários de uma eleição oficial, os estudantes tinham de apresentar o título de eleitor fictício, disponibilizado pelo TRE  e precisavam ter em mãos os números de seus candidatos, também pré-determinados pelo órgão.

Anterior ao dia da votação, contudo, foi realizado uma atividade em sala de aula, na qual os docentes abordaram temáticas como o direito e importância da cidadania exercida através do voto, a necessidade de escolher bem os candidatos, avaliando sua conduta e propostas.