Com o objetivo de incentivar o contato com a literatura e estimular a produção textual, o projeto “Ciranda de Livro” do Colégio Notre Dame Brasília oportuniza às crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental vivenciar a experiência de tornarem-se autoras de obras.
Buscando também aproximar os educandos dos escritores, a convite do projeto, a jornalista e autora de livros infantis, Flávia Ribas reuniu-se com os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental para um bate-papo, no qual relatou como surgiu seu interesse pela carreira literária, bem como as experiências enquanto estudante Notre Dame.
Autodidata na leitura, Flávia aprendeu a ler sozinha quando tinha 4 anos de idade. Ao passo que visitava a biblioteca da escola e aventurava-se nas narrativas dos livros escolhidos, também adquiria confiança para ajudar as colegas de sala de aula na escrita de bilhetes . “Elas não sabiam escrever, então minhas amigas me pediam para redigir cartas de amor para os outros meninos”, comenta.
A vontade de contar histórias foi inspirada pelo livro “Sem Medo de Amar”, de Stela Maris Rezende. Flávia relata que, além da obra ter sido importante para o seu desenvolvimento, ela pode participar de uma conversa com a escritora Stela no período que fora estudante Notre Dame, e, ainda, destacou um fato que marcante e inspirador. “Anos mais tarde, eu consegui visitar a autora em sua casa e ela leu o meu livro”, lembrou.
Ribas também partilhou as positivas mudanças percebidas, no transcorrer dos anos, na estrutura física e educacional da Rede de Educação. Ela relatou que, entre o fim dos anos 80 e início dos anos 90, não havia Ensino Médio e nem determinados ambientes pedagógicos, como o ginásio, o prédio do Integral e o Minizoo. Ainda trouxe fotos para os participantes apreciarem e reconhecerem as transformações.
Ao fim, foi aberto um espaço para perguntas e a escritora ainda mostrou, em primeira mão, o seu próximo livro o qual será lançado em breve.