Escola de Pais pretende colaborar com o bom relacionamento familiar
10 de abril de 2018 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
i.d mateira

“Como ser pai?” – o questionamento norteou o encontro inaugural da iniciativa do Colégio Notre Dame Brasília que pretende amenizar, por meio de orientações aos responsáveis pelos educandos, as deficiências no diálogo e, consequentemente, no relacionamento familiar.

Intitulado “Escola de Pais”, o projeto – que foi estruturado pela Psicopedagogia escolar e integra o Programa de Assistência Educacional Notre Dame – foi motivado por pedidos dos estudantes, que, ao procurar atendimento da psicopedagoga, Maria de Fátima Braga, relataram dificuldades em comunicar-se com os familiares.

Apresentada às famílias durante roda de conversa com a Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica, a iniciativa, primeiramente, estimulou a reflexão acerca do que significa exercer a maternidade e a paternidade. Para isso, os participantes assistiram a um vídeo no qual o filósofo Mário Sérgio Cortella discorre sobre a difícil tarefa de educar os filhos.

fotoEm seguida, os profissionais da Educação comentaram com os convidados assuntos como o uso das tecnologias pelos jovens e o papel familiar de instruí-los a usá-las corretamente, além de fiscalizar o comportamento dos filhos nas plataformas digitais.

A questão da autoridade dos pais também foi levantada, ressaltando que, na convivência em família, todos devem entender seu papel, assim como sua responsabilidade. Ao mesmo tempo, os pais compreenderam que autoridade é diferente de autoritarismo ou violência.

Além disso, tratou-se da importância de estimular uma rotina de estudos, benéfica ao processo de aprendizagem; de promover encontros familiares de qualidade, nos quais impere o diálogo e o afeto; e de frequentar a escola dos filhos, acompanhando o desenvolvimento cognitivo e social.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>