Na noite da última terça-feira (26), o Colégio Notre Dame Brasília promoveu o quarto encontro da sua Escola de Pais. Durante ele, os responsáveis por educandos matriculados na instituição de ensino refletiram sobre a imposição de limites, conduzidos pela coordenadora Educacional, Adriana Ferreira, pelos psicólogos, Michele Gomes, Nadya Gomes e José Magnos, e pela fonoaudióloga, Viviane Wesgueber.
Primeiramente, os quatro pilares para a educação – embasados na obra “Educação: um tesouro a descobrir”, de Jacques Delors – foram apresentados aos participantes do evento. Além de esclarecer a que dizem respeito os conceitos de “aprender a conhecer”, “aprender a conviver”, “aprender a ser” e “aprender a fazer”, Adriana, ainda, comentou o que a Base Nacional Comum Curricular postula, no que tange às habilidades socioemocionais dos educandos.
Nesse sentido, a coordenadora Educacional da Educação Infantil ressaltou a importância de criar hábitos, a partir de uma rotina estabelecida. Além disso, lembrando um dos princípios educacionais Notre Dame – cunhado pela idealizadora da Congregação que a mantém, Santa Júlia Biiliart -, enfatizou o valor da bondade e da firmeza. “Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que gostaríamos de ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração que obedeceu aos pais e a primeira geração de pais que obedecem aos filhos”, comentou.
Complementarmente, outro tema foi debatido entre a mediadora e os convidados: a diferença entre as necessidades e os desejos das crianças. Em consenso, os profissionais definiram a primeira categoria como aquela que engloba aquilo que precisa ser suprido, ao passo que a segunda é relacionada à vontade de possuir algo que não é, necessariamente, urgente. Por isso, enalteceram que os responsáveis têm por obrigação atender às necessidades, enquanto os desejos devem ser calmamente avaliados.