Escola de Pais Notre Dame aborda o tema “Lição de Casa para os Pais: Limites”
28 de junho de 2018 Notícias, Portal
i.d materia

Na noite da última terça-feira (26), o Colégio Notre Dame Brasília promoveu o quarto encontro da sua Escola de Pais. Durante ele, os responsáveis por educandos matriculados na instituição de ensino refletiram sobre a imposição de limites, conduzidos pela coordenadora Educacional, Adriana Ferreira, pelos psicólogos, Michele Gomes, Nadya Gomes e José Magnos, e pela fonoaudióloga, Viviane Wesgueber.

Primeiramente, os quatro pilares para a educação – embasados na obra “Educação: um tesouro a descobrir”, de Jacques Delors – foram apresentados aos participantes do evento. Além de esclarecer a que dizem respeito os conceitos de “aprender a conhecer”, “aprender a conviver”, “aprender a ser” e “aprender a fazer”, Adriana, ainda, comentou o que a Base Nacional Comum Curricular postula, no que tange às habilidades socioemocionais dos educandos.

Nesse sentido, a coordenadora Educacional da Educação Infantil ressaltou a importância de criar hábitos, a partir de uma rotina estabelecida. Além disso, lembrando um dos princípios educacionais Notre Dame – cunhado pela idealizadora da Congregação que a mantém, Santa Júlia Biiliart -, enfatizou o valor da bondade e da firmeza. “Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que gostaríamos de ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração que obedeceu aos pais e a primeira geração de pais que obedecem aos filhos”, comentou.

Complementarmente, outro tema foi debatido entre a mediadora e os convidados: a diferença entre as necessidades e os desejos das crianças. Em consenso, os profissionais definiram a primeira categoria como aquela que engloba aquilo que precisa ser suprido, ao passo que a segunda é relacionada à vontade de possuir algo que não é, necessariamente, urgente. Por isso, enalteceram que os responsáveis têm por obrigação atender às necessidades, enquanto os desejos devem ser calmamente avaliados.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>