Escola de Pais debate o uso das redes sociais e das tecnologias digitais
4 de junho de 2018 Notícias
i.d materia

Realizado na quinta-feira (24), o terceiro encontro da Escola de Pais do Colégio Notre Dame Brasília tratou do uso, pelas crianças e pelos adolescentes, das redes sociais e das tecnologias digitais. foto1Para isso, a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Priscilla Machado, mediou os debates da mesa redonda, composta pela pedagoga, Rachel Santa Fé, pelos psicólogos, José Magno Martins e Nadya Rodrigues Gomes de Sousa, e pela psicopedagoga, Gisele Monique Lima Junker.

Dessa maneira, o projeto escolar pretendia auxiliar os responsáveis pelos educandos a orientá-los sobre o uso racional das tecnologias. Afinal, desde muito cedo, eles são apresentados a smartphones e tablets, o que, a longo prazo, pode prejudicar a coordenação motora ampla e a fina, a criatividade e a habilidade de adaptar-se a novos espaços de convívio social.

Para isso, os convidados orientaram o público a estabelecer regras familiares de uso dos dispositivos digitais, a definir um cronograma de utilização, a monitorar o conteúdo acessado por crianças e adolescentes e a bloquear o sinal de Wi-Fi, quando desejar que eles não naveguem pela internet.

Além disso, Priscilla Machado caracterizou o vício digital, esclarecendo que não é a quantidade de horas dedicadas ao uso de um determinado aparelho que o define, mas, sim, o efeito que a utilização exerce sobre o usuário. Segundo ela, observa-se no “viciado digital” a necessidade de postar nas redes sociais todos os momentos vividos, a priorização de aparelhos eletrônicos a qualquer outro compromisso social e o baixo desempenho escolar. Por isso, a coordenadora aconselhou os participantes do evento a, antes de presentear uma criança ou um adolescente com algum dispositivo eletrônico, analisar se ele agregará ao seu senso de responsabilidade.

foto2Programação esportiva entretém os estudantes:

Para que os familiares pudessem concentrar-se melhor na palestra, a Practtika Esportes – empresa que ministra as atividades extracurriculares esportivas oferecidas pelo o Colégio Notre Dame Brasília – proporcionou aos educandos a participação em circuitos funcionais e atividades desportivas.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>