Equipe do Colégio Notre Dame Brasília conquista vice-campeonato na 17ª Jornada de Foguetes
20 de dezembro de 2019 Notícias

Estudantes matriculados no Clube de Ciências Aplicadas à Física do Colégio Notre Dame Brasília participaram, entre os dias 12 e 15 de novembro, da 17ª Jornada de Foguetes – competição nacional anual de lançamentos de foguetes feitos com garrafa pet, promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). jornada_foguetes (2)Estreante na competição – disputada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro -, o grupo obteve 106,4m de alcance no seu melhor lançamento, conquistando, assim, a segunda colocação.

Classificada, ainda em maio, durante a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), jornada_foguetes (3)a equipe foi representada por Walisson Kennyd e Lucas Kaue Rezende – educandos da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, respectivamente – e Rendisley Aristóteles – docente do itinerário formativo que, ao longo do ano letivo, preparou os estudantes para a competição.

A participação na Jornada de Foguetes, conforme avalia o educador, só foi possível graças ao bom desempenho obtido na MOBFOG, uma vez que somente os foguetes que alçavam voo superior a 100m eram convidados a participar do evento – exclusivo para equipes de nível 4, contemplando estudantes de nível médio e superior.

Além de estimular o aprendizado, a Jornada de Foguetes oportunizou aos participantes, por exemplo, oficinas relacionadas à física, astronomia e engenharia aeroespacial, sessões no planetário digital itinerante da OBA e palestras com engenheiros da Agência Espacial Brasileira.