Uma manhã dedicada a retormar e refletir sobre a capacidade de ouvir: assim foi a de sábado (22) para os educadores e coordenadores do Colégio Notre Dame Brasília. Na ocasião, eles participaram de um Encontro de Formação Continuada – constante aprimoramento proporcionado pela instituição de ensino aos seus funcionários, a fim de contribuir para sua formação técnica e pessoal.
Orientados pelos agentes de Pastoral, Irmã Valdéris Simor e Carlos Henrique da Cruz, os participantes envolveram-se em dinâmicas e em momentos de espiritualidade, a partir da passagem bíblica de Bartimeu – um homem cego que, por ter muita fé, foi ouvido e curado por Jesus.
Durante o Encontro, os educadores e coordenadores também refletiram sobre a Encíclica do Papa Francisco – “Laudato si – Sobre o Cuidado da Casa Comum”. Escrito pelo pontífice e publicado pelo Vaticano no mês de junho, o texto está dividido em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica e, também, sobre o novo estilo de vida que deve ser adotado pelo homem.
Com o documento, o Papa busca fazer com que as pessoas e as instituições reflitam sobre o cuidado com o meio ambiente. Por isso, ao longo do seu texto, ele convida a ouvir os gemidos da criação, exortando todos a uma conversão ecológica e a assumir a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.