Em Encontro de Formação Continuada, educadores compreendem o planejamento estratégico da instituição
31 de maio de 2016 Notícias, Portal

No sábado (21), os docentes do Colégio Notre Dame Brasília participaram de um Encontro de Formação Continuada, no qual compreenderam o processo de autoavaliação e de observação dos cenários que envolvem as instituições de ensino, desenvolvidos periodicamente pelos gestores das unidades que integram a Rede de Educação Notre Dame, durante os encontros de Gestão Estratégica. Na ocasião, também foi comemorado o Dia do Educador Notre Dame, celebrado em 13 de maio, em alusão ao dia em que a mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Júlia Billiart, foi reconhecida, pela Igreja Católica, como beata.

fotoDurante a manhã, a Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica apresentou aos educadores as perspectivas para os cenários religioso, político, econômico, sócio-ambiental e pedagógico, nos quais a instituição de ensino está inserida, a fim de que os participantes do Encontro conseguissem apontar, por meio de análise desses fatores externos, as forças e ameaças do Colégio Notre Dame na capital federal. Além disso, a partir de um olhar autocrítico, os educadores foram convidados a analisar as fraquezas e as potencialidades da instituição de ensino, complementando a construção da Matriz SWOT, uma ferramenta que possibilita o planeamento estratégico das organizações.

Para isso, os participantes da atividade de Formação Continuada foram divididos em grupos compostos por educadores de todos os segmentos do Ensino Básico. Os resultados da análise será apresentada aos colegas, em um Encontro futuro, uma vez que, ao final desse, foi oferecido um café da manhã comemorativo, no qual os convidados puderam confraternizar uns com os outros.