Educandos representam a Arte Contemporânea
5 de julho de 2016 Notícias, Portal

Os estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Brasília representaram elementos da Arte Contemporânea e suas diversas vertentes. A tarefa, proposta aos jovens na disciplina de Artes, teve o intuito de possibilitar um melhor entendimento sobre as manifestações artísticas atuais e, também, incentivar o respeito às mesmas, visto que elas são muito criticadas pelo fato de subverterem os padrões da arte tradicional.

fotoAntes disso, porém, durante as aulas, os adolescentes foram apresentados ao muralismo mexicano, à arte conceitual e à percussão corporal, além de terem compreendido os conceitos de performance e happening e de body art body modification – assuntos que, além de ampliar o conhecimento cultural de cada indivíduo, costumam ser cobrados no Programa de Avaliação Seriada para ingresso na Universidade de Brasília (PAS – UNB).

Apesar do conteúdo extenso e complexo, os estudantes executaram as representações com fidelidade às características dos movimentos artísticos. Um dos grupos, por exemplo, utilizou a liberdade criativa que a arte concede aos artistas para chamar a atenção dos colegas para um tema que tem ganho, cada vez mais, espaço na mídia e na sociedade: a Cultura do Estupro. Por meio de representação teatral, os jovens enfatizaram que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil e que toda violência contra a mulher, seja ela física, sexual ou psicológica, é crime e deve ser denunciado.

Veja mais fotos: