Educadores preparam-se para o retorno às aulas
2 de agosto de 2016 Notícias, Portal

Na última quinta-feira (28), os docentes do Colégio Notre Dame Brasília foram convidados a participar de um Encontro de Formação Pedagógica, promovido pela instituição de ensino com o objetivo de possibilitar a sua integração e de prepará-los para o retorno às atividades escolares, na segunda-feira (01), após o recesso. fotoPara isso, os educadores dos diferentes níveis de ensino visitaram a Vila Liporoni, localizada a, aproximadamente, 32 km do Colégio.

No local, os convidados foram acolhidos com orações e dinâmicas que os colocaram em movimento e favoreceram a aproximação e o conhecimento mútuo. Em seguida, eles saborearam um farto café da manhã, que antecedeu a palestra sobre “O Poder da Autogestão”.

Nela, o coach Irclei Oliveira esclareceu que a autogestão é uma faculdade desenvolvida dentro da inteligência emocional, por meio da qual cada indivíduo pode transformar positivamente o seu círculo social e, consequentemente, o mundo. O palestrante enfatizou, ainda, a importância de um educador saber desenvolver a autogestão, pois, a partir dela, ele pode potencializar as atividades pedagógicas propostas em aula, adequando-as aos diversos perfis de estudantes. Tal prática, afirma Irclei, é o caminho mais direto para construir um legado, dia após dia.

foto.Ainda durante a palestra, foi aplicado o teste SOAR, uma ferramenta de autoconhecimento que permite perceber as características de comunicação e de comportamento do indivíduo, com o intuito de que os docentes conseguissem identificar a si mesmos como pertencentes a um dos perfis apresentados.

A análise serviu como ponto de partida para a realização de uma nova dinâmica. Os extrovertidos, os analíticos e os pacientes – segundo a categorização da ferramenta, foram divididos em grupos para que elencassem três defeitos dos outros e três qualidades do seu próprio grupo, com o intuito de facilitar a comunicação entre as pessoas. Desse modo, os educadores conheceram o teste que consegue identificar o perfil dos estudantes e, assim, possibilita que estabeleçam um diálogo direto, assertivo e personalizado com cada um deles.

Além da oportunidade de entrar em cotato com os colegas com os quais não têm relações estreias, os docentes também conheceram os resultados da Avaliação Institucional, realizada, a cada dois anos, em todas as escolas que integram a Rede de Educação Notre Dame, como um instrumento por meio do qual a mantenedora e as instituições de ensino podem refletir sobre as suas práticas, com o objetivo de proporcionar às comunidades educativas excelência pedagógica e de serviços, além de um ambiente seguro e acolhedor.

Após a manhã de formação e o almoço, os educadores tiveram a tarde livre.

As atividades desenvolvidas durante o Encontro fazem parte do projeto “Acreditar”, desenvolvido pela psicóloga organizacional do Colégio, Natália Moreira.

 Acesse a galeria de fotos: