Educadores participam de Encontro de Formação Continuada
14 de março de 2016 Notícias, Portal

No último sábado (12), os educadores do Colégio Notre Dame Brasília assistiram a uma palestra sobre “A Formação da Pessoa em Edith Stein e o Percurso de Conhecimento do Núcleo Interior”, ministrada pela diretora executiva da Rede Salesiana de Escolas e Membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Irmã Adair Aparecida Sberg, a fim de apresentar aos docentes um método que pode ser aplicado tanto em sala de aula como nas suas próprias vidas.

foto matériaSegundo ele, cada fenômeno possui uma essência ou sentido pelo qual deve ser conhecido. Para isso, contudo, os indivíduos precisam abstrair-se de conceitos prévios e estar conscientes de que precisam desejar conhecer o objeto transcendente.

A partir dos conceitos propostos por Stein, a palestrante enfatizou que nenhum educador pode colocar-se à frente de uma sala de aula sem antes saber quem é o ser humano. Por isso, a religiosa apresentou algumas características e estruturas que o formam, como o corpo, a psique, o espírito e a alma da alma, que é o núcleo no qual está inserida a base qualitativa do ser humano e suas potencialidades.

Ainda segundo Ir. Adair, a formação do ser humano precisa ser condizente com a estrutura de cada pessoa, para que ela permita que a personalidade se torne aquilo que ela nasceu para ser. Mesmo assim, há propriedades que precisam ser construídas, como o intelecto, a memória, os sentimentos, os sentidos e as vontades.

foto matéria.Do Encontro de Formação Continuada participou, também a presidente da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora de Rede de Educação Notre Dame, Irmã Araci Ludwig, que, durante visita à capital federal, participou do IX Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras, promovido pela Anec.

O evento realizado pela Associação possibilitou, segundo a religiosa, a interação entre as ações de gestão corporativa das mantenedoras de instituições de ensino católicas e proporcionou aos seus participantes uma visão abrangente da realidade educacional. Aos educadores Notre Dame, Irmã Araci afirmou que tanto o tema do seminário, quanto o tema da palestra ministrada para eles convergem para a perspectiva de que formação do ser humano precisa ser completa e global. “O indivíduo precisa ter conhecimento de várias áreas e não apenas de uma específica”, ressalta, esclarecendo que a formação humana precisa, necessariamente, perpassar os aspectos físicos, psíquicos e espirituais.

Acesse a galeria de fotos: