Educadores participam de capacitação sobre métodos de avaliação
9 de março de 2015 Notícias, Portal

Encontro com Educação Infantil e 1º ano – Dia 06/03/2015
Pauta: Elaboração do Parecer Descritivo

A Direção e as Coordenações, preocupadas com a Formação Docente Continuada de suas Professoras da Educação Infantil e 1º ano, reuniram-se com a Professora Dra. Claudia Toldo – Supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, para discutir questões pedagógicas referentes à elaboração do Parecer Descritivo – Documento que registra a avaliação dos estudantes dessa etapa escolar. As reflexões feitas trazem presente o processo de avaliação da criança de forma integral através de um olhar inter e transdisciplinar para sua aprendizagem. Portanto, o Parecer Descritivo deve abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem na criança da Educação Infantil e do 1º ano. Neste encontro, destacou-se que não se pode esquecer de que o desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças e que sua avaliação deve estar centrada no processo de aprendizagem construído durante o bimestre, subentendendo um novo olhar sobre o modo de conceber a avaliação. A avaliação é, neste enquadramento, entendida como um processo contínuo, ou seja, que utiliza procedimentos para descrever os progressos realizados pela criança ao longo do tempo. O encontro foi produtivo e trouxe alegria e mais segurança às professoras e coordenadoras responsáveis pela educação de nossos pequenos do ND Brasília.

Encontro-com-Claudia-Toldo-07Encontro com Ensino Fundamental I, II e Médio– Dia 07/03/2015
Pauta: Avaliação Multidisciplinar

O Encontro com os Professores e Coordenadores do Ensino Fundamental I, II e Médio, realizado no sábado 07/03/2015, coordenado pela Profª Dra. Claudia Toldo – Supervisora de Ensino da Rede ND, trouxe reflexões importantes para o processo de avaliação dos estudantes desses segmentos. Discutiu-se questões referentes à importância de se ter uma avaliação interdisciplinar e multidisciplinar, resultado de uma gestão de sala de aula também organizada e construída com essas estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, em oposição ao conhecimento monodisciplinar. Nossas avaliações multidisciplinares inauguram um NOVO JEITO DE VER o mundo, UM NOVO JEITO DE PENSAR o ensinar e aprender. O Encontro foi produtivo e importante para que todos, preocupados com seu processo de ensino, possam construir aprendizagens pautadas na excelência pedagógica.