Educadores Notre Dame participam de Semana Pedagógica em preparação para o ano letivo
25 de janeiro de 2019 Notícias, Portal

Os educadores do Colégio Notre Dame Brasília retornaram às atividades na última segunda-feira (21), para participar da Semana Pedagógica – período de estudos, planejamento e integração que objetiva preparar os docentes para a volta às aulas.

Ao chegarem, foram recebidos em um momento de espiritualidade conduzido pelos agentes de Pastoral, Ir. Margarida Juver e Valdemir Henz, durante o qual louvaram e agradeceram pelo ano que passou e pelo novo ano letivo que se inicia.

Os educadores também foram acolhidos pela Ir. Ivanes Fillippin, Diretora da instituição de ensino. A religiosa saudou os docentes relembrando o compromisso da Rede de Educação Notre Dame e do papel desempenhado por todos os Educadores e apresentou os docentes que acabaram de chegar na instituição. “Cada pessoa que se dedica a estar aqui tem papel fundamental na construção do conhecimento dos nossos educandos. Temos compromisso com uma educação diferenciada, católica e de excelência. Aos que chegam agora, sintam-se acolhidos”, destacou.

Semana Pedagógica 2019 (7)Após a saudação da diretora, os educadores, funcionários e comunidade religiosa foram convidados a participar de uma dinâmica em grupo, onde, acorrentados, deveriam cumprir as metas estabelecidas e registrá-las, por meio de selfies, em tempo real. Ao término da dinâmica, cada grupo pôde apresentar suas estratégias e identificar facilidades e dificuldades encontradas ao longo da jornada. A atividade objetivou demonstrar aos educadores que, mesmo desempenhando atividades em diferentes áreas, todos estão conectados e em busca de um mesmo objetivo e devem, juntos, aprender a superar as dificuldades.

A fim de apresentar o motivo pelo qual os educadores foram amarrados, Ir. Ivanes explanou o Mapa Estratégico da Rede de Semana Pedagógica 2019 (21)Educação Notre Dame e, juntos, encontraram o objetivo a ser alcançado: a excelência pedagógica.

Conhecedores do mapa, os educadores participaram, então, de uma segunda dinâmica onde deveriam, novamente, seguir as orientações apresentadas e construir uma pipa, garantindo que ela pudesse voar. Reunidos, mais uma vez, em grupos e dividindo os procedimentos, os educadores montaram suas pipas e foram ao estacionamento da instituição de ensino para contemplá-las voando.

Semana Pedagógica 2019 (46)Na terça-feira (22), os educadores foram divididos por segmentos onde atuarão neste ano. Juntos, puderam analisar o ano de 2018, verificar os frutos colhidos e o que precisa ser melhorado. Os novos docentes puderam conhecer melhor a estrutura física do colégio, como cinema, zoológico, ginásio, salas de informática, laboratórios e biblioteca. Este momento permitiu, ainda, que cada coordenador pedagógico e educacional abordasse os objetivos específicos do segmento a serem atingidos em 2019 e, a partir disso, os docentes trabalharam no planejamento dos projetos pedagógicos que devem ser desenvolvidos no ano letivo.

Semana Pedagógica 2019 (45)Já na quarta-feira (23),  a Pastoral Escolar promoveu um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”. Neste ano, a iniciativa busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

Após a formação, a diretora  agradeceu a participação e o empenho de todos os educadores, colaboradores e comunidade religiosa na semana pedagógica e encerrou as atividades coletivas apresentando um vídeo de retrospectiva dos dias de formação. Ao término da apresentação, cada educador aproveitou o restante da manhã para decorar suas salas e murais para receber os educandos que retornam às aulas na quinta (24) e sexta-feira (25).

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Brasília