Docentes participam de Encontro de Formação
8 de março de 2018 Notícias
i.d materia

Na manhã do último sábado (03), os educadores do Colégio Notre Dame Brasília participaram de Encontro de Formação Docente, no qual puderam conhecer melhor a história da Congregação das Irmãs de Notre Dame – que, em 2018, celebra 95 anos de atuação no Brasil.

Formação Professores 5Para isso, a diretora escolar, Irmã Loiva Urban, elaborou uma apresentação minuciosa da Congregação e revelou curiosidades sobre sua figura inspiradora, Santa Júlia Billiart – como, por exemplo, o fato de que, em sua certidão de nascimento, a francesa foi registrada como Maria Rosa Júlia Billiard, com “D”, e não como seu sobrenome foi popularizado.

Dotada de profunda fé na bondade de Deus, Júlia respondeu, de forma ousada e profética, às necessidades de seu tempo, pois, em um contexto marcado pelas consequências da Revolução Francesa, lançou, na Bélgica, em 1804, as sementes de uma congregação dedicada à educação e à evangelização.

Em 1849, seu carisma – que serviu de base à Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur – orientou as jovens professoras alemãs Hilligonde Wolbring e Elisabeth Kühling em seu início de vida religiosa. Afinal, consternadas com os reflexos sociais da Revolução Industrial, partilhavam do seu compromisso de educar.

Dedicadas, principalmente a crianças órfãs e abandonadas, as amigas e colegas de magistério foram encorajadas a persistir na caridade e a organizar sua atuação como membros de uma congregação religiosa.

Foram, justamente, missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame fundada por elas, em Coesfeld, as precursoras da obra Notre Dame no Brasil.

Em 1923, elas instalaram-se nos municípios gaúchos de Passo Fundo e Não-Me-Toque, onde fundaram internatos, a pedido do Frei Jacob Höfer, que, em solicitação à Superiora da Congregação, descreveu que, no norte do Rio Grande do Sul, havia poucas escolas e muito primitivas, as quais os estudantes frequentavam sem regularidade, por causa das grandes distâncias, das péssimas estradas – intransitáveis nas épocas de chuvas torrenciais – e do calor, às vezes, insuportável.

Em 1964, a obra educacional Notre Dame chegou ao Distrito Federal, onde foi fundado o Colégio Notre Dame Brasília – uma das instituições que compõem a Rede de Educação Notre Dame, mantida pela Província da Santa Cruz.

Além do compromisso com a educação, assistência social, evangelização, missão e saúde estão entre as áreas de atuação desse ramo brasileiro da Congregação das Irmãs de Notre Dame.

Formação Professores 29A diretora, por fim, esclareceu aos educadores as etapas de formação de religiosas, do discernimento aos votos perpétuos, passando pelo Noviciado e o Juniorado.

Após as explicações de Irmã Loiva, os docentes participaram de um momento de espiritualidade.  Conduzido pelos agentes de Pastoral Escolar, Irmã Margarida Maria Juver e Valdemir Henz, ele propôs uma reflexão acerca de sua vocação como “Sal da terra e luz do mundo” – tema do IV Congresso Nacional de Professores da Rede de Educação Notre Dame, que acontecerá em setembro.

Acesse a galeria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>